A pandemia da Covid-19 provocou o atraso nos exames preventivos de muitos brasileiros. E até hoje, muita gente ainda não procurou o médico para um check-up anual. Aliás, muitas pessoas não têm sequer o hábito de fazer acompanhamento médico para a prevenção de doenças. Dessa forma, a morte de Pelé serve como um importante alerta.

Importância do diagnóstico precoce

O câncer de cólon pode ser curado em 70% dos casos. Mas, para isso, é necessário que haja um diagnóstico precoce. Ou seja, a pessoa precisa descobrir a doença numa fase ainda inicial para que o combate ao tumor seja eficaz. Também chamado de câncer colorretal, trata-se de uma enfermidade que abrange o intestino grosso (cólon) e o reto. É o segundo tumor mais frequente em homens e mulheres no Brasil.  Além disso, é um dos tumores mais letais do mundo.

A maioria dos tumores surge a partir de lesões benignas, como os pólipos, que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Os médicos conseguem evitar o câncer quando essas lesões são removidas antes de se tornarem malignas. Mas depois que o câncer se instala e avança, é necessário adotar a quimioterapia. Entretanto, isso nem sempre é suficiente. No caso de Pelé, a imprensa noticiou. em novembro, que ele já não conseguia responder ao tratamento.

Como evitar o câncer

Quem tem mais de 50 anos deve fazer um exame de fezes uma vez por ano, para verificar se há presença de sangue. Além disso, é preciso fazer uma colonoscopia, exame de imagem que mostra o interior do reto, do cólon e da parte extrema do intestino delgado. Caso haja histórico da doença na família, esse monitoramento é indicado a partir dos 40 anos de idade. Ao detectar alguma alteração precocemente, o tratamento dá resultado na maioria dos casos.

Pelé Reprodução Instagram
Pelé lutou contra o câncer de cólon desde que descobriu a doença em 2021 – Reprodução Instagram

Sinais de alerta

A pessoa deve ter atenção a detalhes que podem indicar a presença de um tumor. Ficar com prisão de ventre ou diarreia, por exemplo; ou sentir algum desconforto abdominal, com cólicas ou gases frequentes. Além disso, também pode haver sangramento no ânus ou a sensação de que o intestino não ficou vazio após a evacuação. Em alguns casos, a pessoa se sente muito cansada, sem motivo aparente, tem náuseas ou vômitos, e pode apresentar dificuldade na hora de evacuar.

Alimentação adequada

Além da prevenção com exames, especialistas costumam recomendar uma alimentação saudável para evitar o câncer de cólon. O ideal é consumir produtos ricos em fibra – como frutas, legumes e verduras -,  reduzir a ingestão de carne vermelha e de alimentos processados e evitar bebidas alcoólicas.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários