O São Paulo terá uma missão dura nesta quinta-feira (08), às 21h30, no Morumbi. O Tricolor precisará inverter o placar de 3 a 1, sofrido no duelo de ida contra o Atlético Goianiense, para chegar à final da Copa Sul-Americana. O time de Rogério Ceni precisa vencer por três gols de diferença para avançar direto, ou dois para levar a vaga para os pênaltis.

Contudo, não é a primeira vez que a situação aparece no caminho do São Paulo. Segundo levantamento do pesquisador Alexandre Giesbrecht, do Anotações Tricolores, são dez os duelos em situações semelhantes: com a equipe perdendo o jogo de ida por dois gols de diferença, fora de casa, precisando inverter a situação no Morumbi.

São Paulo precisa de virada incrível para chegar na final da Sul-Americana – Rubens Chiri / saopaulofc.net

As viradas do São Paulo

Com tamanha desvantagem, a equipe tricolor alcançou a virada em quatro das dez oportunidades. A primeira foi em 1982, nas oitavas de final do Brasileiro: o São Paulo perdeu como visitante por 3 a 1 para a Anapolina, mas venceu em casa por 4 a 0.

A segunda foi bem marcante. Em 1993, o São Paulo enfrentou o Newell’s Old Boys nas oitavas de final da Libertadores, um ano após vencer os argentinos na final do torneio, conquistado pelo Tricolor pela primeira vez. Na ida, os hermanos venceram por 2 a 0, mas o Soberano fez 4 a 0 no jogo seguinte e avançou na campanha do bi da Libertadores.

As duas viradas seguintes foram pela Copa do Brasil. Em 2002, o São Paulo perdeu para o Figueirense por 3 a 1 nas oitavas. Na volta, goleada por 6 a 1, no Morumbi. Um ano depois, na primeira fase do mesmo torneio, o São Raimundo surpreendeu com vitória por 2 a 0 em Manaus. Contudo, não segurou o Tricolor na volta: 6 a 0 no Morumbi, com cinco gols de Luis Fabiano.

Ceni confiante na virada

Aliás, o técnico Rogério Ceni tem demonstrado confiança na virada sobre o Atlético Goianiense, empurrado pelo Morumbi com arquibancadas cheias. Tanto que o treinador poupou todos os titulares contra o Cuiabá, pelo Brasileirão, em um confronto direto na luta contra o rebaixamento.

Se avançar, o São Paulo fará a final da Sul-Americana, no dia 1º de outubro, em Córdoba, na Argentina. O rival será o Independiente del Valle, do Equador, que eliminou o Melgar, do Peru.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários