Leonardo Pereira

Sempre haverá Fernando Diniz

Sempre haverá Paris na célebre cena de despedida entre Rick Blaine (Humphrey Bogart) e Ilsa Lund (Ingrid Bergman), no clássico “Casablanca” (1942), do diretor húngaro Michael Curtiz. Sempre haverá Fernando Diniz no mercado brasileiro, despertando o fetiche pelo fundamentalismo das causas impossíveis. Pois o Santos, que acabou de criar condições adversas para perder o bom Ariel Holan em menos de dois meses, resolveu dobrar a aposta e contratar o treinador brasileiro mais badalado dos últimos anos. O dinizismo está de volta e, provavelmente, com novas cepas. Quanto tempo vai demorar para o Peixe entrar em campo sem cabeça de área, com Sandry na zaga, Alison na lateral direita, Pará no meio de campo e Marinho como centroavante? Quantos jogos até o primeiro alvinegro levantar-se do sofá, perder a paciência e pedir a cabeça do novo comandante?

Boa-praça, bem articulado, estudioso e formado em Psicologia, Fernando Diniz carrega consigo uma aura professoral. É sessão de filme iraniano de três horas de duração no fim da tarde, com direito a debate e nenhuma conclusão. Seus admiradores entendem as suas concepções e não ligam se seguem uma obra abstrata, sem resultados práticos. O mesmo entusiasmo não atinge os torcedores dos ex-clubes do treinador. Na padoca da Barra Funda, enquanto desfruta o café, Seu Jairo, um são-paulino dos quatro costados, afirma, com ironia, que desconhece o dito cujo. Nas pedaladas matinais entre o Cosme Velho e as Laranjeiras, Ana Siciliana e o filho Guilherme prometem que não deixarão o treinador pisar na sede do Fluminense nunca mais. “Não gosto!”, arremata o mancebo. Em Curitiba, a família de Alethea, toda Athletico-PR, está de prontidão para fechar as fronteiras do estado caso Diniz apareça por lá. “Menos mal que foi para o Santos”, respirou, aliviada, a matriarca no jantar de quinta-feira.

Em evidência desde 2016, quando levou o Audax ao vice-campeonato paulista e ao rebaixamento estadual no ano seguinte (sempre 8 ou 80), Fernando Diniz teve o mérito de convencer a opinião pública de que era o legítimo defensor de métodos pouco convencionais, como a posse de bola ao extremo e a forma agressiva de posicionar os seus futebolistas. Por isso, nesta sexta, os dinizistas apareceram agitados, cravando que o técnico é o nome ideal para reorganizar o DNA ofensivo do Santos, mesmo com o clube envolto em uma crise financeira e obrigado a queimar um jovem da base a cada 15 dias, no CT Rei Pelé.

Diniz chega à Vila Belmiro após passagens, em sequência, por três clubes da elite do futebol nacional. Nenhum título ou campanha de destaque. Pelo contrário. Por ordem cronológica: lutou contra a degola (Athletico-PR/Fluminense) e acumulou eliminações traumáticas (São Paulo). Porém, mantém as portas da Série A abertas por contar com a complacência da crônica esportiva, afinal, é o nosso principal postulante a Marcelo Bielsa (embora sabemos que não carrega as pranchetas do técnico argentino). O desempenho esportivo não importa. Basta ser diferente e apresentar um pouco mais de ousadia em um país de medíocres. Por isso, no Brasil, sempre haverá Fernando Diniz.

 

Leo Pereira

Posts Recentes

São Paulo e Palmeiras fazem clássico ruim e não saem do zero no Morumbis

Tudo igual no Choque-Rei. Nesta segunda-feira, no encerramento da quarta rodada do Brasileirão 2024, São…

29 de abril de 2024

Ronaldo sacramenta venda da SAF do Cruzeiro

A transferência da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, de Ronaldo para Pedro Lourenço,…

29 de abril de 2024

Grêmio acionará STJD por interferência externa em expulsão de Diego Costa

Nesta segunda-feira (29), o Grêmio informou que irá recorrer por suposta interferência externa na expulsão…

29 de abril de 2024

CBF diz no Senado que combate manipulação de resultados

Membros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) asseguraram que estão empenhados em garantir a transparência…

29 de abril de 2024

Após polêmicas, Corinthians se reúne com Cássio e Raul Gustavo

O Corinthians realizou, no último fim de semana, uma reunião entre seu diretor-executivo de futebol,…

29 de abril de 2024

John Kennedy nega participação em festa com atletas do Fluminense

O atacante John Kennedy se manifestou pela primeira vez após o afastamento no Fluminense. Nesta…

29 de abril de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!