Nesta terça-feira (29)  serão conhecidas as cinco seleções africanas que disputarão a Copa do Mundo do Qatar. Afinal, às 14h, rolarão os jogos de volta da fase final. O duelo mais esperado é também o mais dramático. Senegal x Egito. As seleções são consideradas as melhores do continente e são campeã e vice, respectivamente, da Copa África. Senegal joga em casa, mas o Egito fez 1 a 0 na ida e tem a vantagem do empate.

Egito tem a vantagem do empate. Mas o seu rival é o atual campeão africano e joga em casa Divulgação / EFA

Os demais jogos são Argélia x Camarões (Argélia 1 a 0 na ida), Nigéria x Gana (0 a 0 na ida) Marrocos x Congo (1 a 1 na ida) e Tunísia x Mali (Tunísia 1 a 0 na ida).

Senegal x Egito

Cada seleção tem armas poderosas e histórico que dão confiança aos seus torcedores. O Egito conta com Salah no ataque, ostenta invencibilidade nas Eliminatórias e joga pelo empate. Avançando para o Qatar, eliminará o seu algoz na final da Copa Africana, o que ainda está engasgado para os egípcios. Senegal, por sua vez, tem o atacante Mané e o goleiro Mendy (melhor do mundo da posição em 2021 para a Fifa). Antes de perder na ida, vinha de 13 jogos sem perder. E quando atua em casa, tem o Egito como freguês.

Senegal não terá o zagueiro Diallo, que não se recuperou de lesão. Cissé entrará em seu lugar. Assim, o time que irá a campo será: Mendy; Sarr, Koulibaly, Cissé e Ciss; Kouyate, Mendy e  Gueye; Mané, Diedhiou e  Sarr.

No Egito, o desfalque também está na zaga. Abdelmonem saiu lesionado no fim do jogo de ida e sua escalação segue como um mistério. Tudo indica que ele será vetado e Yasser Ibrahim assume o seu lugar. O provável time: El-Shennawy; Gaber, Ibrahim, Hamdi e Fatouh; Fathi, Al-Sulya e Elneny; Salah, Mohamed e Trezeguet.

Argélia x Camarões

País africano de maior sucesso em Copas do Mundo, Camarões corre o risco de não ir a uma Mundial  pela segunda vez seguida. Na ida, em casa, dominou totalmente a Argélia. Porém, perdeu por 1 a 0, gol do atacante Slimani. Agora tentará inverter a vantagem em Argel.

Do lado camaronês, Aboubakar se recuperou da lesão que o tirou de parte do jogo da ida. Com seu astro em campo, o único desfalque será Anguissa, machucado. Na Argélia, a mudança é no esquema de jogo. Mesmo atuando em casa, o treinador fará uma formação cautelosa, com apenas um atacante, Slimani.

Nigéria x Gana

Outro super clássico africano. Como na ida ocorreu empate em 0 a 0, tudo em aberto para este duelo em Abuja, capital nigeriana. São duas seleções que andam deixando a desejar. Os ganeses somam cinco jogos sem vitória alguma e a Nigéria, nos últimos cinco jogos em casa, venceu apenas um. Assim, com equilíbrio nivelado por baixo, pode dar qualquer coisa.

Na Nigeria, Lookman (do Leicester-ING) ganha a vaga. Mas a grande notícia é a confirmação de Osimeh (Napoli) no comando do ataque. O atacante era dúvida. Já pelo lado de Gana André Ayew, suspenso na ida, volta ao ataque.

Marrocos x Congo

Após empate em 1 a 1 fora de casa, os marroquinos entram como muito favoritos. O time é superior tecnicamente e, em casa, Marrocos venceu seus últimos 13 jogos. Entrará com força máxima, com En Nesyri e El Kaabi comandando o setor ofensivo. Já o Congo espera voltar a um Mundial pela primeira vez desde 1974 (quando se chamava Zaire e enfrentou o Brasil). Para isso, tenta superar o péssimo histórico fora de casa (20% de sucesso) e a ausência de um de seus astros, Ngonda, suspenso.

Tunísia x Mali

Os tunisinos buscam a sexta participação em Mundiais e são favoritos. Afinal, venceram fora de casa por 1 a 0 e jogam por empate contra um rival que é inferior tecnicamente. O treinador Jalel Kadri que assumiu há um mês, vai manter a base da partida de ida. Mas há a possibilidade do garoto Mejbri (que defende o Manchester United-ING) ser escalado como titular. Em Mali, o zagueiro Sissako é a ausência. Ele – que fez o gol contra que decidiu o jogo na ida – cumpre suspensão.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários