Jogar videogames pode não parecer a maneira mais correta para se tornar um especialista no futebol. Ainda mais para tornar-se treinador profissional. Mas o belga Will Still vai, aos poucos, contrariando essa lógica: aos 30 anos, ele comanda o Reims, da França, e utilizou o game ‘Football Manager’ como uma espécie de ‘vestibular’ para começar sua carreira.

Will é o técnico mais jovem do Campeonato Francês e também das cinco principais ligas da Europa. Mais novo do que alguns de seus comandados, o belga chegou a começar uma carreira como jogador de futebol, na quarta divisão de seu país. Mas, nessa época, ele já era viciado nos games que simulavam a ação de um treinador ao comandar uma equipe. Veio, então, a inspiração para se mudar para a Inglaterra, onde nasceram seus pais, e estudar administração para se capacitar.

Will Still, o técnico viciado em ‘Football Manager’ que está invicto na França – Divulgação/Reims

Não deixe de aproveitar o bônus do galera.bet para fazer as suas apostas nos principais jogos no Brasil e no mundo!

“Eu era obcecado pelo jogo enquanto crescia. Eu e meu irmão jogávamos o tempo todo. Como não tínhamos um PlayStation, jogávamos ‘Football Manager’ no computador da família. Começamos a montar um elenco, escolher um time, organizar os treinos, garantir que o time estivesse indo na direção certa… Todos os detalhes. Não havia nada melhor do que isso, embora fosse virtual”, diz Will, ao ‘Coaches Voice’.

De fato, o garoto se dedicou e virou auxiliar do time sub-14 do Preston. Na época, tinha apenas 19 anos. Depois, voltou à Bélgica em busca de um emprego e acabou admitido no Sint-Truidense, mas como analista de desempenho. Assim, utilizou a base de dados do ‘FM’ para observar os rivais e virou auxiliar técnico. Posteriormente, mudou-se para o Lierse, onde ganhou a primeira chance como treinador.

Técnico já parou o PSG de Neymar e Mbappé

Após assumir o Lierse com apenas 24 anos, tornou-se o técnico mais jovem da história do futebol belga. Quando o clube faliu, foi para o Beerschot e, posteriormente, ganhou uma chance na França, na comissão técnica do Reims. Ele assumiu como efetivo após a demissão de Óscar García, em outubro. Logo na estreia, segurou um incrível empate sem gols com o Paris Saint-Germain. Nem Neymar e Mbappé furaram o bloqueio de Still.

E a caminhada à frente do Reims vem dando resultado. Will Still está invicto há 15 partidas pelo Campeonato Francês, onde está na décima colocação. Quando assumiu, o time estava na zona de rebaixamento. Por outro lado, o clube tem uma dor de cabeça por escalá-lo: precisa pagar uma multa de 25 mil euros (cerca de R$ 139 mil) por jogo, já que o treinador não tem a licença mais alta de treinador, fornecida pela UEFA. Se passou no ‘vestibular’ eletrônico, o técnico procura superar mais este percalço, mas garante ter o respaldo da diretoria:

“As pessoas me perguntam por que não fiz isso antes. Bem, eu tenho apenas 30 anos, então poderia entrar no curso antes. Normalmente, ele é reservado para ex-jogadores profissionais ou ex-treinadores, então só entrei porque é o caminho normal que devo seguir. Quanto à multa, isso foi mais ou menos negociado. Eles me disseram: ‘Estamos prontos para investir em sua carreira. contanto que você continue ganhando!'”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Comentários