Futebol Internacional

Técnico mais jovem da Europa fez ‘vestibular’ com videogames

Jogar videogames pode não parecer a maneira mais correta para se tornar um especialista no futebol. Ainda mais para tornar-se treinador profissional. Mas o belga Will Still vai, aos poucos, contrariando essa lógica: aos 30 anos, ele comanda o Reims, da França, e utilizou o game ‘Football Manager’ como uma espécie de ‘vestibular’ para começar sua carreira.

Will é o técnico mais jovem do Campeonato Francês e também das cinco principais ligas da Europa. Mais novo do que alguns de seus comandados, o belga chegou a começar uma carreira como jogador de futebol, na quarta divisão de seu país. Mas, nessa época, ele já era viciado nos games que simulavam a ação de um treinador ao comandar uma equipe. Veio, então, a inspiração para se mudar para a Inglaterra, onde nasceram seus pais, e estudar administração para se capacitar.

Will Still, o técnico viciado em ‘Football Manager’ que está invicto na França – Divulgação/Reims

Não deixe de aproveitar o bônus do galera.bet para fazer as suas apostas nos principais jogos no Brasil e no mundo!

“Eu era obcecado pelo jogo enquanto crescia. Eu e meu irmão jogávamos o tempo todo. Como não tínhamos um PlayStation, jogávamos ‘Football Manager’ no computador da família. Começamos a montar um elenco, escolher um time, organizar os treinos, garantir que o time estivesse indo na direção certa… Todos os detalhes. Não havia nada melhor do que isso, embora fosse virtual”, diz Will, ao ‘Coaches Voice’.

De fato, o garoto se dedicou e virou auxiliar do time sub-14 do Preston. Na época, tinha apenas 19 anos. Depois, voltou à Bélgica em busca de um emprego e acabou admitido no Sint-Truidense, mas como analista de desempenho. Assim, utilizou a base de dados do ‘FM’ para observar os rivais e virou auxiliar técnico. Posteriormente, mudou-se para o Lierse, onde ganhou a primeira chance como treinador.

Técnico já parou o PSG de Neymar e Mbappé

Após assumir o Lierse com apenas 24 anos, tornou-se o técnico mais jovem da história do futebol belga. Quando o clube faliu, foi para o Beerschot e, posteriormente, ganhou uma chance na França, na comissão técnica do Reims. Ele assumiu como efetivo após a demissão de Óscar García, em outubro. Logo na estreia, segurou um incrível empate sem gols com o Paris Saint-Germain. Nem Neymar e Mbappé furaram o bloqueio de Still.

E a caminhada à frente do Reims vem dando resultado. Will Still está invicto há 15 partidas pelo Campeonato Francês, onde está na décima colocação. Quando assumiu, o time estava na zona de rebaixamento. Por outro lado, o clube tem uma dor de cabeça por escalá-lo: precisa pagar uma multa de 25 mil euros (cerca de R$ 139 mil) por jogo, já que o treinador não tem a licença mais alta de treinador, fornecida pela UEFA. Se passou no ‘vestibular’ eletrônico, o técnico procura superar mais este percalço, mas garante ter o respaldo da diretoria:

“As pessoas me perguntam por que não fiz isso antes. Bem, eu tenho apenas 30 anos, então poderia entrar no curso antes. Normalmente, ele é reservado para ex-jogadores profissionais ou ex-treinadores, então só entrei porque é o caminho normal que devo seguir. Quanto à multa, isso foi mais ou menos negociado. Eles me disseram: ‘Estamos prontos para investir em sua carreira. contanto que você continue ganhando!'”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Gabriel Andrezo

Posts Recentes

Volta Redonda bate São José em 1º jogo em Porto Alegre pós-enchente

O primeiro jogo oficial no Rio Grande do Sul após as enchentes que devastaram o…

30 de maio de 2024

Diniz diz que mudanças no intervalo surtiram efeito para o Fluminense: ‘Aceleramos o jogo’

O técnico Fernando Diniz celebrou a vitória do Fluminense sobre o Alianza Lima (PER) pela…

30 de maio de 2024

Lucas Moura: ‘O objetivo do São Paulo foi alcançado’

Autor do primeiro gol do São Paulo no triunfo por 2  a 0 sobre o…

30 de maio de 2024

John Kennedy enaltece campanha do Fluminense na Libertadores: ‘Dever cumprido’

Herói tricolor na vitória do Fluminense sobre o Alianza Lima (PER), o atacante John Kennedy…

30 de maio de 2024

Paysandu arrasa Vila Nova outra vez e fatura o tetra da Copa Verde

O Paysandu voltou a arrasar o Vila Nova-GO, desta vez por 4 a 0, na…

29 de maio de 2024

Libertadores: São Paulo tem vitória histórica e termina em 1º no seu grupo

Festa para os mais de 50 mil torcedores que compareceram ao MorumBIS para apoiar o…

29 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!