0
Botafogo e Grêmio empatam em 0 a 0 no Mané Garrincha - Foto: Vitor Silva/Botafogo

Botafogo e Grêmio deixaram escapar pontos no empate sem gols no Mané Garrincha, em Brasília, pela 29ª rodada do Brasileirão. A igualdade no placar levou o Alvinegro carioca de volta à liderança da competição, com 57 pontos – um a mais em relação ao vice-líder Palmeiras. O Tricolor, por sua vez, briga na segunda parte da tabela e tenta se afastar definitivamente do Z4.

Sem Renato Gaúcho, visto que o técnico não conseguiu efeito suspensivo para partida, o Grêmio soma 32 pontos e está a quatro do Corinthians. O Alvinegro paulista ocupa a 17ª colocação, à frente do Fluminense, com 27. Os clubes do Z4 vão a campo neste domingo (29) e podem encurtar ainda mais a diferença para os gaúchos.

O Alvinegro de General Severiano tem objetivos distintos ao do Grêmio, mas precisava vencer tanto quanto. O Botafogo queria a vitória para assegurar os três pontos de vantagem em relação ao Palmeiras, mas viu o rival superar o Atlético-MG neste sábado (28) e diminuir a diferença para um ponto.

Primeiro tempo

Grêmio e Botafogo fizeram um primeiro tempo bem parelho, mas com mais apetite gaúcho no saldo total. O Tricolor construiu as duas melhores chances do jogo, ambas com Edenílson, antes dos dez minutos e soube explorar o desajuste do lado esquerdo defensivo carioca. O Alvinegro, em contrapartida, não conseguiu implementar a intensidade de costume e parou na boa organização do adversário em campo.

A importância do jogo para os objetivos dos clubes seria suficiente para deixar o clima quente, mas a intensidade dos primeiros 20 minutos colocou mais lenha na fogueira. Aos 17′, Alexander Barboza e Braithwaite se estranharam sem a bola e causaram um princípio de confusão entre os atletas em campo.

Foto: Vitor Silva/BFR
Alvinegro e Tricolor não saem do 0 a 0 no Mané Garrincha, em Brasília, neste sábado – Foto: Vitor Silva/BFR

Segundo tempo

Teve de tudo no segundo tempo, menos gol – ou pelo menos validado. O Botafogo realmente não conseguiu impor sua intensidade na partida, mas ainda assim conseguiu ter mais controle das ações na etapa final. O desempenho do líder melhorou com as alterações de Artur Jorge, e o time até teve chance de abrir o placar com Luiz Henrique e Alex Telles.

O ímpeto do início do jogo diminuiu, e os times deixaram a desejar em inspiração no decorrer da partida. O duelo só voltou a ter lances de intensidade e pressão a partir das primeiras alterações promovidas por Artur Jorge, que lançou alguns titulares em busca da vitória. O Grêmio tentava contra-atacar com as opções que tinha em banco.

As emoções ficaram para os minutos finais, e o calor em campo se equiparava ao de Brasília. Aos 40′, Bastos aproveitou a sobra de Junior Santos e marcou o gol que daria vitória ao Alvinegro, mas o VAR identificou irregularidade no lance. O impedimento esquentou ainda mais o clima, e Monsalve recebeu cartão vermelho aos 44′, após acertar o rosto de Vitinho ao tentar se desvencilhar da marcação.

BOTAFOGO X GRÊMIO
Campeonato Brasileiro – 28ª rodada
Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data e horário: 28/09/2024, às 21h
Gols: – 
BOTAFOGO: John, Vitinho, Bastos, Alexander Barboza, Marçal (Alex Telles, 14’/2ºT); Danilo Barbosa (Allan, 14’/2ºT), Tchê Tchê, Almada (Savarino, 1’/2ºT), Luiz Henrique, Matheus Martins (Igor Jesus, 0’/2ºT) e Tiquinho Soares (Júnior Santos, 31’/2ºT). Técnico: Artur Jorge.
GRÊMIO: Marchesín, João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann, Reinaldo; Villasanti, Pepê (Dodi, 35’/2ºT), Cristaldo (Monsalve, 14’/2ºT), Edenílson (Igor, 35’/2ºT), Braithwaite (Ronald, 46’/2ºT), Aravena (Nathan Fernandes, 15’/2ºT). Técnico: Marcelo Salles (auxiliar).
Árbitro: Maguielson Lima (DF)
Assistentes: Nailton Junior De Sousa Oliveira (CE) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartões Amarelos: Bastos, Igor Jesus e Luiz Henrique (BOT); Villasanti, Kannemann e Marchesín (GRE)
Cartões Vermelhos: Monsalve (GRE)

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Comentários