Roberto Assaf

Vasco 1×0 Vitor Pereira

Dois jogos sustentavam a aposta do domingo. Qual deles cai primeiro: Erik ten Hag, o Hocus Pocus do Manchester United, que levou de 7 a 0, do Liverpool, ou Vitor Pereira, o gênio d’além oceano?

E, por mais incrível que possa parecer, o holandês inverteu os fatos, detonando o próprio time, e o português, que jamais encontrou caminho algum para lugar nenhum, marítimo ou terrestre, segue sendo a face mais perfeita do fracasso. Com ele, o Flamengo perdeu o Mundial para um clube da Arábia Saudita. O Flamengo não vai ganhar nada com tal cidadão. Nada.

Flamengo de Vitor Pereira, um bando – Daniel Ramalho/VASCO

Primeiro tempo

Flamengo e Vasco realizaram um primeiro tempo nulo, o primeiro ao nível de seu técnico, e o outro com receio de levar gol, optando pelos contra-ataques. Mas o time de São Januário, mesmo recuado, ainda acertou duas bolas na trave, e o adversário, meio ao acaso, uma só. Nada mais aconteceu.

Vitor Pereira e suas ‘navegações’

No intervalo, o navegador trocou Thiago Maia por Éverton Cebolinha, uma espécie de Caldeira da atualidade, sem que fosse possível determinar o motivo. Assim, na prática, o Flamengo tomar gol é questão de tempo. Aos três minutos, Pumita Rodriguez bateu de fora da área, e acertou o canto direito: 1 a 0. O Vasco continuou atrás. Mas o Rubro-Negro, sempre no desespero, errando passes, sem qualquer imaginação comum em tempos tão recentes.

E quando você acredita que não pode piorar, lá vem eles, Mateuzinho e Mateus França, o que deixa óbvio que a derrota está mais próxima ainda. Enfim, a incompetência do Flamengo é tanta que o Vasco, com vergonha, desperdiçou um pênalti claro, de Ayrton Lucas em Marlon Gomes. Pedro Raul – um Mateusão de faixa – cobrou e Santos defendeu.

Em processo de descontrução

Cá entre nós, que acusamos o processo de desconstrução desde a chegada de Vitor Pereira, perder por apenas 1 a 0 para o Vasco, não tem nada de surpreendente. Afinal, não existia qualquer expectativa positiva em torno desse compromisso. O que há é uma profunda lamentação pelo comparecimento, ao Maracanã, de fanáticos e ingênuos que não conhecem futebol. Na prática, se você não tem influência no clube, não há o que providenciar de fato.

O que se faz aqui nesse espaço é por obrigação. Jamais acompanharia jogo de Vitor Pereira se não fosse por isso. O Flamengo é uma embarcação à deriva em alto mar. É ignorar a sucessão de erros e esperar por dias de esclarecimento. Não se sabe exatamente o motivo da contratação desse sujeito. Com ele, o Flamengo foi eliminado no Mundial por um clube da Arábia Saudita. Parece que ninguém notou. Mas um dia ele terá que ir embora.]

Enfim…

Já não há muita paciência para escrever sobre isso. É extremamente cansativo. Digamos que é insuportável. Facilita a crônica. Basta repetir o texto. Ninguém aqui torce contra. Não se faz necessário. Antecipamos a tragédia desde o dia da chegada do gênio d’além mar. Mas, cá entre nós, ninguém vai mandar esse cara embora?

Vou repetir o que escrevo em outras colunas. Pois o que há de mais importante no Flamengo de hoje é demitir o técnico Vitor Pereira. Raras vezes houve algo de tão relevante na história rubro-negra. Vamos repetir: com esse cidadão, o Flamengo não vai ganhar nada. Nada.

O Fluminense vai golear o Flamengo na decisão da Taça Guanabara. Mas, a propósito: o que confabula tanto a Comissão Técnica do Flamengo? Falam sobre culinária, conflito na Europa ou a liberação do aborto em Portugal?

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Brasil x Japão: onde assistir, escalações e arbitragem

A Seleção Brasileira enfrenta o Japão neste domingo (28), pela segunda rodada do Grupo C…

27 de julho de 2024

Real Madrid apresenta Endrick, que se emociona

Neste sábado, o Real Madrid apresentou o atacante Endrick. Visivelmente emocionado, o atacante, que completou…

27 de julho de 2024

Jair celebra parceria com Gil na zaga do Santos

Revelação nas categorias de base do Santos, o zagueiro Jair, de apenas 19 anos, vem…

27 de julho de 2024

Argentina bate Iraque e se recupera nos Jogos Olímpicos

A Argentina sofreu, mas se recuperou no Grupo B dos Jogos Olímpicos na manhã deste…

27 de julho de 2024

Betinho Marques: 25 de julho, dia mundial do Hulk e da liberdade atleticana

Há onze anos o mundo viveu um clarão de dignidade. Há 38 anos um herói…

27 de julho de 2024

Bittencourt apresenta ao Conselho do Fluminense projeto de empresa para gerir Maracanã

Em reunião na noite desta sexta-feira (26), no Salão Nobre do Fluminense, nas Laranjeiras, o…

27 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!