O Vasco retornou à elite do futebol brasileiro logo contra dois favoritos ao título, em sequência. Na estreia pelo Campeonato Brasileiro, a equipe carioca surpreendeu o Atlético-MG e garantiu a vitória por 2 a 1, fora de casa. No próximo domingo (23), é a vez de encarar o Palmeiras, atual campeão do torneio. A tarefa será difícil, já que o Cruz-Maltino não vence o adversário há oitos anos na Série A.

Nos últimos encontros são cinco derrotas e três empates. Aliás, o último resultado positivo do time de São Januário sobre o Alviverde ocorreu em 2015. Na oportunidade, o Vasco superou os paulistas por 2 a 0, no Allianz Parque.

Levando em consideração o fator casa, o jejum do Vasco com relação aos duelos com o Palmeiras cai para cinco partidas. Por sinal, com três resultados negativos seguidos para os cariocas, com quatro gols sofridos e apenas um marcado. Em contrapartida, a última vitória do Cruz-Maltino ocorreu em 2012.

Felipe passa por Luan em última vitória do Vasco sobre o Palmeiras como mandante no Brasileiro – Marcelo Sadio/vasco.com.br

Tal situação mostra os diferentes cenários em que os clubes se encontravam. Enquanto o Palmeiras estava em processo de reestruturação, o clube carioca ainda passava por gestões ruins.

Tanto que o Vasco iniciou seu processo de reorganização nesta temporada. Inclusive, esse é um dos fatores que promovem a esperança de que a equipe carioca consiga acabar com essa escrita negativa. Isso porque mesmo em um começo de trabalho há um padrão e identidade relativo a um estilo de jogo.

Vasco foi bem em grandes jogos na temporada

Outro ponto que leva o Vasco a acreditar nessa possibilidade é a alta competitividade. Nas vitórias sobre Flamengo, Botafogo e Atlético, o time teve boas atuações. Mesmo na derrota para o Tricolor por 2 a 0, o Cruz-Maltino foi a equipe que mais dificultou o rival até aqui na temporada. Os comandados de Barbieri sufocaram o adversário, tiveram mais finalizações, 19 contra dez. No entanto, faltou ao Vasco eficiência.

Tal aspecto já foi um ponto forte no triunfo por 2 a 1 sobre o Galo. Isso porque, em três chances claras de gol, marcou duas vezes – e logo no início da partida. Depois, ainda suportou a pressão da equipe mineira no segundo tempo.

Com relação ao resultado positivo sobre o Flamengo por 1 a 0, ainda na Taça Guanabara, o Cruz-Maltino se destacou pelo bom posicionamento defensivo e anulou o arquirrival. Prova disso foram os 23 desarmes. Novamente, a eficácia foi o grande diferencial, marcou o único gol da partida em seis chutes certos. Por outro lado, o Rubro-Negro teve sete finalizações corretas, mas não conseguiu convertê-las.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários