O zagueiro Miranda já pode voltar a atuar profissionalmente pelo Vasco. A suspensão por doping do jogador de 22 anos termina nesta esta segunda-feira. A punição pelo prazo de um ano veio da Conmebol. Miranda já havia sido liberado para retornar aos treinos em julho. O atleta, desde então, treina com o restante do elenco no CT Moacyr Barbosa. Existe, portanto, a chance de ele estar entre os relacionados para a partida de quarta-feira, contra o Cruzeiro, no Mineirão.

A última vez que Miranda participou de uma partida pelo Cruz-Maltino foi em setembro de 2021, na derrota por 3 a 1 para o Avaí, pela Série B. O zagueiro, no entanto, foi flagrado antes disso em exame antidoping, realizado em dezembro  de 2020, pela Conmebol. A partida em questão era contra o Defensa y Justicia, pela Sul-Americana de 2020. O jogo, em São Januário, era válido pelas oitavas de final do torneio.

Mateus Miranda já treina com o elenco desde julho – Rafael Ribeiro/Vasco

A suspensão, confirmada em 2021, impediu, inclusive, que o jogador participasse dos treinos com o elenco.  A princípio, o prazo foi por período indeterminado. Entretanto, em junho o Vasco foi notificado do gancho com validade de um ano, com possibilidade de retorno aos treinos 60 dias antes de expirar a punição.

Relembre o caso do zagueiro do Vasco

O exame antidoping  de Miranda detectou uma substância diurética proibida, denominada canrenona. Desse modo, os advogados do atleta fizeram a defesa no tribunal argumentando que o jogador foi prejudicado por uma contaminação de um suplemento. A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) contestou. O produto causador do flagra no exame foi indicação de um médico pessoal de Miranda e teve aval do Departamento médico do Vasco, à época.

O Vasco renovou o contrato com o Miranda até o fim de 2023, em fevereiro desde ano. No período em que esteve afastado, no entanto, ele manteve a forma com um treinador pessoal.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários