A semana no Vasco começou bastante movimentada e promete continuar assim nos próximos dias. No domingo o técnico Maurício Souza foi demitido. Já na segunda-feira, o clube conseguiu  derrubar a liminar da Comisssão de Defesa do Consumidor da ALERJ que suspendia os ritos da constituição e venda da SAF para a 777 Partners. Com a decisão da desembargadora Fernanda Fernandes, da 15ª Câmara Cível, o Conselho Deliberativo foi convocado para se reunir na quarta-feira para discutir e votar a recomendação ou não da proposta do grupo norte-americano.

Nesta terça-feira, o Vasco vive a expectativa para dois assuntos distintos, mas que possuem relação. A começar pela regularização de Alex Teixeira, que estava impedido de ser inscrito no BID da CBF devido ao Transfer Ban imposto pela Fifa, por causa de uma dívida com o técnico português Ricardo Sá Pinto, de R$ 1,4 milhão. No entanto, o clube acertou o pagamento na última sexta-feira e aguarda os trâmites burocráticos para inscrevê-lo. Isso tem que acontecer até sexta-feira para o jogador poder estrear no domingo, contra a Chapecoense.

Emílio Faro vai comandar o Vasco nas próximas duas partidas. O interino soma duas vitórias, contra Cruzeiro e Náutico – Daniel Ramalho/Vasco

O local da partida é o segundo assunto em questão, já que o Vasco aguarda a resposta do Flamengo para jogar no Maracanã. O clube fez uma proposta ao Rubro-Negro, que é o permissionário do estádio, e propôs um acordo para jogar mais dois jogos em 2022, além desse contra a Chapecoense. A medida visa evitar litígio com o rival, como aconteceu no confronto com o Sport, quando o Cruz-Maltino conseguiu jogar no Maracanã através de uma liminar na Justiça.

NOVO TÉCNICO

Nos bastidores, o Vasco em conjunto com a 777 Partners, que já iniciou o processo de transição, debatem sobre a escolha do novo treinador. A ideia é contratar um técnico que tenha condições de estar à frente da equipe também em 2023, quando o planejamento da temporada será traçado exclusivamente pela 777 Football Group, braço esportivo do grupo que será responsável em gerir a SAF que está prestes a ser constituída e adquirida pelos investidores norte-americanos.

Nomes como Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, e André Jardine, do Atlético de San Luis, do México, agradaram a 777 Partners na época em que o Vasco buscava um substituto para Zé Ricardo, que deixou o clube para comandar o Shimizu S-Pulse, do Japão. A tendência é de que o novo treinador tenha o perfil semelhante. A contratação de um técnico tampão até o final do ano não está descartada, mas as opções de qualidade diminuem consideravelmente por causa do contrato curto. Nesta configuração, Guto Ferreira agrada, mas sem a perspectiva de permanência para o ano que vem.

Maurício Souza foi uma exceção por se tratar de um técnico que jamais comandou uma equipe profissional. Para ele foi uma grande oportunidade profissional. Vale destacar que a demissão do treinador teve participação direta da 777 Partners, que não era muito favoráveis a sua chegada, apesar de terem dado o aval para a contratação. Agora, faltando poucos dias para a Assembleia Geral Extraordinária, prevista para o dia 6 de agosto, para a definição da venda, o novo técnico contará com anuência total dos investidores.

Até lá, o auxiliar da comissão permanente, Emílio Faro, comanda o time interinamente contra o CRB, quinta-feira, em São Januário, e Chapecoense, no domingo. O Vasco não vence há três rodadas e perdeu a vice-liderança para o Grêmio, caindo para a 3ª posição, com 35 pontos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários