Maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite faz 68 anos e, neste 13 de abril, recebeu o título de sócio benemérito do clube. A cerimônia solene na Sede Náutica da Lagoa contou com a presença de familiares, amigos, dirigentes, conselheiros e principalmente vascaínos que vibraram com os gols e as glórias proporcionadas pelo grande jogador, um dos maiores do futebol brasileiro.

Zé Vitor relembra ídolos do Vasco e crava: ‘Fiz gols lá e vou fazer gols aqui também

“Fazer gol é muito mais fácil, mas quero colocar para vocês que estou muito emocionado. Este momento é muito especial de reconhecimento do atleta, do homem, do filho, do pai, do avô”, afirmou Roberto Dinamite, que bastante emocionado, agradeceu aos seus familiares e companheiros.

Roberto Dinamite agora é benemérito do clube e se torna conselheiro nato do Conselho Deliberativo – Joel Silva/Jogada10

“Não existe um grande profissional, um grande jogador, se ele não tem esse apoio familiar, essa proteção que se faz necessário, principalmente no início da carreira e eu tive isso dos meus pais. O Roberto Dinamite não chegaria a condição de ídolo e artilheiro se não fosse também pelos meus companheiros em campo”.

Carlos Palácios quer deixar de ser promessa e afirma: ‘100% comprometido com o Vasco’

Roberto Dinamite, que está em tratamento de um câncer no intestino, ainda vai receber mais uma homenagem do Vasco. Está prevista para o dia 28 deste mês, a inauguração da estátua do ídolo, que ficará exposta em São Januário, atrás do gol, de frente para a arquibancada.

As marcas do ídolo

O nome de Roberto Dinamite é sinônimo de Vasco, mas também de gols. O ex-jogador possui recordes surpreendentes, um autêntico goleador:

Maior artilheiro do Vasco – 708

Maior artilheiro do Campeonato Brasileiro – 190 gols

Maior artilheiro do Campeonato Carioca – 279 gols

Maior artilheiro de São Januário – 184 gols

Maior artilheiro dos clássicos cariocas:

Botafogo – 25 gols

Flamengo – 27 gols

Fluminense – 36 gols

Além dos gols, Roberto Dinamite disputou 1110 partidas pelo Vasco, sendo o jogador que mais vestiu a camisa do clube. Nesses jogos, ajudou o Cruz-Maltino a enriquecer ainda mais a história gloriosa com um título do Campeonato Brasileiro (1974) e cinco vezes campeão Carioca (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

Dinamite presidente

Roberto Dinamite ainda foi presidente do Vasco dentre os anos de 2008 e 2014. O cenário político conturbado e a herança, por muitos, considerada maldita da gestão de Eurico Miranda, fez com que o clube não tivesse muitas glórias. O time foi rebaixado em 2008 e em 2014, mas conquistou a Série B de 2009 e a Copa do Brasil de 2011, o último grande título do clube. Nesse período, o ídolo sofreu com críticas e perseguições por parte dos torcedores, mas atualmente, a mágoa passou e o que fica é o sentimento de carinho e gratidão aos presentes no salão nobre.

“Hoje, vivendo um momento tão delicado e tão difícil da minha vida, sei que o torcedor, onde eu vou, me dá carinho. Esse é o meu valor como atleta, homem e cidadão”, finalizou Roberto Dinamite.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários