Felipe David Rocha – Enviado especial a Madri
Após Vini Jr se pronunciar, mais uma vez, sobre a sua luta contra o racismo, Dorival Júnior, em coletiva realizada após o treino da Seleção desta segunda-feira (25), saiu em defesa do jogador. Ao ser perguntado pelo Jogada10 sobre como fica a sua cabeça diante desse contexto, o treinador da Seleção Brasileira lamentou o que vem acontecendo com o jovem e afirmou que a emoção não pode extrapolar a razão.

“A emoção não pode extrapolar. Com isso perdemos a razão. Temos um sentido na nossa vida, que é o respeito aos nossos semelhantes, sempre. Os companheiros de trabalho não têm responsabilidade sobre isso. Acredito que isso seja um apelo ao mundo, que precisa ser um pouco mais igual e mais humano. Isso é um fator natural”, disse Dorival.

Dorival Júnior durante a coletiva de imprensa – Foto: Felipe David / Jogada10

Em outro trecho da coletiva de imprensa, Dorival afirmou, ainda sobre os casos de racismo, que a justiça precisa ser feita doa a quem doer.

“Espanhóis e brasileiros se respeitam demais, são povos amáveis, receptivos, fazem a cordialidade. É lamentável o que temos visto com um garoto jovem. Fiquei sabendo da coletiva. Infelizmente passar por momentos que já passou. Sabemos que são a minoria, pessoas que vão a campo com problemas internos e jogam para cima de um garoto todo aquele ódio e rancor que, infelizmente, eles possuem. Se houve um crime, se constatado pelo justiça, ele precisa ser punido. Doa a quem doer”, disse Dorival.

Amistoso contra a Espanha

Também em resposta ao Jogada10, Dorival Júnior detalhou o quanto a vitória na terça-feira é fundamental para o seguimento de seu trabalho na Seleção, e falou o que espera da partida.

“Acredito sempre no trabalho para que encontremos resultados. Não acredito no imediatismo no futebol. No futebol não se queima etapas. Nós estamos em um processo inicial. Por isso que qualquer resultado que aconteça, mesmo sendo uma vitória, não nos tirará do nosso caminho, uma derrota tão pouco”, iniciou.

Dorival Júnior durante a vitória do Brasil contra a Inglaterra – Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

“São duas equipes, aliás, que se conhecem, que se respeitam. Assim, naturalmente lutarão pelo melhor resultado possível. Mas, não quer dizer que teremos problemas agravados para um ou outro lado caso aconteça um resultado positivo. Precisamos ter um equilíbrio na profissão já que o nível de exigência é muito alto a todos nós. Tudo o que consigamos realizar e que ficará um dia marcado na Seleção, demandará tempo, paciência e muito trabalho”, completou.

Veja outras respostas de Dorival Júnior

Função de Rodrygo na Seleção

“Ao Rodrygo eu dei a liberdade para que ele fosse tudo menos um 9, era tudo que eu não queria que ele fosse, um 9. Acredito que ele tenha se sentido confortável nessa função, já que vem executando uma função muito próxima no Real, sua equipe. Não vi problemas ou dificuldades, tivemos um jogo de aproximação, com jogadores de ótimo nível por dentro, com trocas de passes com dinâmica, objetividade, jogadores atacando espaços, o que é importante para espaçar a linha adversária, tudo isso dentro de uma partida com pouco tempo de trabalho.”

Adaptação de Vitor Roque na Espanha

“Primeiro que é um processo de adaptação dele, isso aí varia muito de atleta para atleta. O próprio Vini teve um processo de adaptação aqui dentro, o Rodrygo da mesma forma. Acredito que seja um fato natural, não podemos precipitar tudo isso. O Vitor chama atenção pela capacidade que possui. É um jogador relacionável e estaremos de olho nesse processo de evolução dele até a Copa do Mundo. Acho que o acompanhamento tem que ser feito sempre com todo e qualquer atleta que esteja dentro ou fora do país, ainda mais com jogadores desse nível, como o Vitor, que estará sendo acompanhado, promete muito e terá uma carreira diferenciada pois é um desses jogadores promissores. Acredito que não vai demorar para ele dar um salto de qualidade pela qualidade que tem.”

Expectativa pelo retorno de Neymar

“Primeiro nós temos que aguardar a sua recuperação. Ele esteve no Brasil na semana passada, passando por uma avaliação. O processo vem sendo respeitado, ele está evoluindo muito bem, porém, ainda é muito cedo para que possamos fazer uma avaliação concreta em relação a essa possibilidade de termos o atleta já em condições. Acredito que demande um pouco mais tempo para que possa completar a sua recuperação.”

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários