O Canadá deixou muito boa impressão na sua estreia no Grupo F da Copa contra a Bélgica. Mas perdeu por 1 a 0. Foi uma tremenda injustiça, pois a Bélgica – com a posse de bola e nenhuma criatividade – levou o maior sufoco. Para se ter ideia, os canadenses finalizaram quatro vezes mais, perderam um pênalti e duas chances claras, que fizeram de Courtois o melhor em campo. Mas pesou para os belgas a sua eficácia. Teve uma grande chance, criada num chutão da defesa que Batshuayi conseguiu concluir para fazer o gol do jogo.

Courtois defende a penalidade conradapor Davies qunado o jogo estava 0 a 0 – Jack  Rodriguez/AFP via Getty Images

Este jogo encerrou a primeira rodada do Grupo F, que teve como partida inaugural o empate entre Croácia e Marrocos, 0 a 0. Assim, a Bélgica lidera com três pontos. Croatas e marroquinos estão com um ponto e o Canadá tem zero. Assim, o time que só tem uma Copa no currículo, em 1986, segue 0% na história  (quatro jogos em Mundiais, quatro derrotas, nenhum gol). No domingo, dia 27, rolará a segunda rodada: Bélgica x Marrocos e Croácia x Canadá.

Que injustiça no primeiro tempo, Canadá!

O Canadá foi muito superior no primeiro tempo. Para se ter ideia, nos primeiros 20 minutos, foram 14  finalizações contra 4 dos belgas, que tiveram mais posse (57%), mas nenhuma criatividade no meio de campo, já que De Bruyne esteve muito mal. Em cima e com futebol envolvente, o Canadá perdeu pelo menos duas chances de ouro. Um pênalti que Davis cobrou, mas Courtois defendeu; e um chute por cima de Buchanan.

Já a Bélgica só assustou em chutes da defesa para tentar buscar o atacante Batshuayi,  muito isolado. Mas uma dessas “ligações diretas” pegou o reserva de Lukaku bem posicionado e Batshuayi bateu de primeira. Gol. Assim, a Bélgica foi para o intervalo vencendo por 1 a 0. Mais injusto, impossível. E com os canadenses reclamando da não marcação de outros dois pênaltis.

Segundo tempo

O Canadá seguiu muito perigoso rondando a área belga. Contudo, o time de Courtois e De Bruyne começou a mostrar um melhor futebol nos contra-ataques. Mas aí pesou o volume de erros do time da Bélgica no passe final. Na reta final, o Canadá voltou a aparecer bem e uma cabeçada de Larin obrigou Courtois a mais uma grande defesa.

BÉLGICA 1×0 CANADÁ

Primeira rodada do Grupo F da Copa do Mundo
Data: 23/11/2022
Local: Ahmed bin Ali, Al Rayyan (QA)
BÉLGICA: Courtois; Alderweireld, Vertonghen e Dendocker; Castagne,  Tielemans (Onana, no Intervalo), Witsel e Carrasco (Meunier, no Intervalo); De Bruyne, Batshuayi (Opeda, aos 33′ do 2ºT) e Eden Hazard (Trossard, aos 16′ do 2ºT). Técnico: Roberto Martínez
CANADÁ: Borjan; Laryea (Adekugbe, aos 33′ do 2ºT), Johnston, Steven Vitória, Miller e Alphonse Davies;  Hutchinson (Kone, aos 13′ do 2ºT), Eustáquio (Osorio, aos 36′ do 2ºT) e Buchanan (Millar, aos 36′ do 2ºT); Hoilett (Larin, aos 13′ do 2ºT) e Jonathan David. Técnico: John Herdman
Gol: Batshuayi, aos 44′ do 1ºT (1-0)
Árbitro: Janny Sikazwe (ZAM)
Auxiliares: Jerson Emiliano Dos Santos (ANG) e Arsénio Marengula (MOZ)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Carrasco, Meunier, Onana (BEL); Davies, Johnston (CAN)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários