Qual é a marca mais lembrada pelos consumidores quando o assunto é Copa do Mundo? A agência de pesquisa comportamental Apoema divulgou, nesta semana, os resultados de uma pesquisa que associa o perfil do torcedor brasileiro com a chegada do Mundial, que começa no próximo domingo (20).

Dentre os objetos de análise estão informações ligadas a percepções, gostos, memórias, comportamento de consumo, prioridades, estilos de comemoração e expectativas para o principal torneio do futebol mundial.

A Copa do Mundo do Qatar reunirá seleções tradicionais e outras que não estão constantemente no torneio. Assim, o Jogada10 preparou essa galeria com os principais apelidos dos times. Confira (na ordem dos grupos)!
Seleção Brasileira vai em busca do Hexa no Qatar – Lucas Figueiredo/CBF

Neste contexto, marcas mais presentes no esporte e que estão há anos nesse segmento veem na lembrança dos brasileiros na Copa do Mundo pelos brasileiros. A Coca-Cola foi mencionada por 71% dos brasileiros, seguida por Nile (65%) e Adidas (52%).

Assim, a empresa mundial de refrigerantes assume a liderança do ranking em comparação a 2018, quando ficou em terceiro, perdendo para a Nike, em primeiro, e depois, a Adidas.

Segundo o estudo, 79% dos entrevistados afirmaram curtir a Copa do Mundo. Já 16% destes brasileiros se consideram fanáticos pela competição e pretendem assistir a todos os jogos, não ficando restritos aos do Brasil.  Ainda de acordo com a pesquisa, 24% das pessoas ouvidas almejam adquirir uma TV nova para ver o torneio. Ao passo em que 30% almeja fazer uso da camisa da Seleção Brasileira.

Brasileiros querem diversão familiar na Copa do Mundo

Para 47% dos entrevistados, uma marca pode manchar sua reputação caso mantenha parcerias com clubes ou jogadores envolvidos em escândalos. A pesquisa ainda informou que os torcedores dão valor à companhia familiar: 88% veem as partidas pela televisão e em outros canais de transmissão, sendo 91% em casa, 41% em residências de outras pessoas e 20% em bares.

Além disso, 51% deles afirmaram que o que não pode faltar na Copa é a presença da família. A seguir, aparecem o churrasco (49%) e a cerveja (46%). Mais da metade dos entrevistados (53%) disse, ainda, que a relação com o futebol foi construída desde a infância. O motivo é a influência dos familiares que normalmente manifestam a paixão por algum clube.

Por fim, ao serem perguntados sobre as possibilidades de a Seleção Brasileira conquistar o Hexa, 63% dos torcedores ouvidos garantiram que o Brasil tem chances altas de erguer o troféu do mundo em 2022.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários