Com o amistoso contra o Crystal Palace, na Inglaterra, confirmado para 3 de dezembro, o Botafogo voltará à Europa pela primeira vez em 14 anos. O jogo que acontecerá em meio à Copa do Mundo, no Estádio Selhurst Park, em Londres, marca a primeira viagem do Glorioso ao Velho Continente desde 2008. Naquele caso, a Suíça foi o destino do Alvinegro.

A última ida do Botafogo para fora das Américas foi para a OBI Cup, um mini-torneio na Suíça. Na ocasião, o Bota usou seu time B e disputou três jogos. Perdeu para o Young Boys, dono da casa, na estreia, por 6 a 0. Posteriormente, o time melhorou e reagiu: venceu o Partizan, da Sérvia (2 a 1) e empatou com os portugueses do Vitoria de Guimarães (1 a 1).

Crystal Palace será o rival do Botafogo em dezembro, na Europa – Julian Finney/Getty Images

Com o time principal, a última excursão do Botafogo é ainda mais antiga. Em 1999, o Glorioso participou de um torneio na Itália, também na pré-temporada europeia. Jogou duas partidas: uma derrota para a Roma (1 a 0) e um empate sem gols com o Werder Bremen, da Alemanha. Embora tenha feito muitas excursões à Europa no Século XX, as viagens se tornaram mais raras nos últimos anos.

Vale lembrar que última ida bem sucedida do Botafogo aos campos europeus foi em 1996. Na altura, o clube conquistou a Taça Teresa Herrera, na Espanha. Com Túlio, Gottardo, Wágner e cia., o Glorioso derrotou a Juventus, da Itália, na final. Os adversários tinham acabado de conquistar a Liga dos Campeões da Europa e, aliás, contavam com astros como Del Piero, Deschamps e Vieri.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários