A França de Mbappé é o grande destaque ofensivo da Copa do Mundo no Qatar. Com um ataque de causar inveja e confusões nos adversários, o atacante do PSG, juntamente com os companheiros Dembele, Giroud e Griezmann, são favoritos ao tricampeonato mundial.

 

Os franceses terão pela frente a Inglaterra em duelo que valerá pelas quartas de final. O treinador inglês Southgate, ao lado de sua comissão técnica, trabalha arduamente para anular o craque. Mas existe uma maneira de parar o camisa 10 dos Bleus?

Mbappé comemora um dos seus gols na vitória francesa diante da Polônia – Odd Andersen/AFP via Getty Images

“Acho que há um punhado de jogadores no planeta aos quais você precisa dar atenção especial. Messi foi um e provavelmente ainda é. Você teria que colocar Mbappé nesse tipo de categoria. Então se deve evitar situações em que ele seja tão devastador. Então temos que tentar encontrar uma maneira de evitar isso”, disse Steve Holland, auxiliar do English Team.

Inspiração em português para anular Mbappé

Holland lembrou que Pep Guardiola tentou parar Cristiano Ronaldo na decisão da Copa do Rei da Espanha, em 2011. Forçou Daniel Alves a atacar pelo lado do português que, na ocasião, atacava pelos lados do campo. Contudo, José Mourinho, na época treinador do Real Madrid, fez a leitura de Pep e colocou Ronaldo sem necessidade de marcar, como um legítimo ‘9’ fixo.

No fim, 1 a 0 para o time de Madrid, e com direito a gol do português na prorrogação. Mourinho conta detalhes, inclusive, em uma série da Netflix chamada “The Playbook – estratégias para vencer”.

José Mourinho e Cristiano Ronaldo na época de Real Madrid – Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

“Lembro-me de ter conversado com Mourinho sobre isso quando ele estava no Real Madrid. Estavam jogando contra o Barcelona e tinham Ronaldo. (Dani) Alves seria o lateral-direito do Barcelona e voaria para frente no ataque. (Mourinho) jogaria um soldado contra ele para tentar detê-lo, mas é claro que você não recebe ameaça de seu time de soldado quando está parando alguém. Então ele tentava jogar Ronaldo contra ele diretamente, um contra um, porque Alves era fantástico no ataque, mas talvez não tão bom defensivamente como consequência”, relatou Holland, em entrevista para a imprensa da Inglaterra.

E se parar Mbappé?

A Inglaterra pode ter um plano de parar Mbappé, forçando o atacante a marcar e entrando com Alexander-Arnold na direita ou fechando com Saka de ponta e Walter de lateral. Isso funcionou nos duelos entre PSG e Manchester City, pela Champions. Contudo, era Walker com Mahrez. É provável que apareçam espaços para outros jogadores da França ficarem livres.

O técnico Luís Castro, do Botafogo, segue uma linha diferente. No programa Seleção Qatar, do Sportv, afirmou que a Inglaterra, primeiramente, precisa impedir os jogadores de ajudarem Mbappé. Assim, o camisa 10 seria menos letal sem a posse de bola. Nesse sentido, Dembelé, Giroud e Griezmann podem aparecer e decidir no lugar de Mbappé.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

 

Comentários