A Croácia encara a Seleção Brasileira na próxima sexta-feira (9) pelas quartas de final da Copa do Mundo. Contudo, a seleção xadrez nunca venceu o Brasil em Mundiais. Enquanto isso, os Kockasti (xadrez em croata) possuem bom retrospecto contra as campeãs mundiais no torneio.

Nesse sentido, a Croácia possui oito participações na Copa do Mundo. Aliás, é o mesmo número de confronto com seleções que já conquistaram o Mundial. Os Kockasti somam quatro vitórias e quatro derrotas em duelos com as campeãs mundiais. Ou seja, o jogo com o Brasil vai desempatar essa série.

Vale destacar que é apenas a terceira vez que a seleção europeia chega a fase de mata-mata. Mesmo assim, sempre que alcançou conquistou a classificação pelo menos para a semifinal. Em 1998 ficou na terceira colocação e na última edição ficou com o vice-campeonato.

Logo em sua estreia em Copas do Mundo, a Croácia já encarou seleções tradicionais. Aliás, mediu forças com a Argentina na última rodada da fase de grupos. Naquele momento, as duas equipes já estavam classificadas para as oitavas. Entretanto, a seleção albiceleste venceu por 1 a 0.

Brasil e Croácia se enfrentaram na estreia da Copa do Mundo de 2014 – Reprodução / Band

Os Kockasti passaram pela Romênia nas oitavas. Em seguida, superou a Alemanha por 3 a 0 nas quartas de final. Eles foram a primeira vítima dos croatas.

Na fase seguinte, a Croácia deu adeus a competição após perder por 2 a 1 para a França, com direito a gol na prorrogação. Entretanto, esse resultado não entra no histórico, pois os donos da casa ainda não haviam sido campeões mundiais. Por sinal, na edição de 1998, Davor Suker, da seleção xadrez foi o artilheiro da competição, com seis gols.

Copa do Mundo de 2002 e 2018

Na Copa do Mundo de 2002, foi a vez da Itália sofrer com a Croácia. Os Kockasti superaram a então tricampeã mundial por 2 a 1 de virada. Os dois gols da seleção xadrez saíram nos 20 minutos finais. Ainda assim, esse duelo valeu pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial sediado na Coréia do Sul e Japão.

Todavia, essa foi o único triunfo dos croatas no torneio. Desse modo, a seleção europeia acabou não conseguindo a classificação para a fase mata-mata.

Os outros dois resultados positivos da Croácia sobre campeãs mundiais foram no Mundial de 2018. Os Kockasti conquistaram um triunfo por 3 a 0 sobre a Argentina, ainda na fase de grupos. Depois, venceram a Inglaterra por 2 a 1. Por sinal, o gol que garantiu a vaga na final saiu na prorrogação.

Derrotas da Croácia

Além da derrota para a Argentina em 98, a seleção xadrez perdeu para a Seleção Brasileira duas vezes. Ambas em estreias de Copa do Mundo. A primeira delas no Mundial de 2006, na Alemanha, quando a Seleção Canarinha venceu por 1 a 0. Na sequência, na abertura da competição sediada no Brasil em 2014, a pentacampeã mundial superou a Croácia de virada por 3 a 1.

O quarto e último resultado negativo dos Kockasti para uma seleção campeã do mundo foi para a França, na final da edição de 2018. Com isso, a seleção xadrez foi superada por 4 a 2 e desperdiçou a oportunidade de entrar no seleto grupo de países que conquistaram o Mundial.

Confira o histórico da Croácia contra campeões

Copa do Mundo de 1998 – França

Argentina 1 x 0 Croácia (Fase de Grupos) – Derrota
Alemanha 0 x 3 Croácia (Quartas de final) – Vitória

Copa do Mundo  de 2002 – Coreia do Sul/Japão

Itália 1 x 2 Croácia (Fase de Grupos) – Vitória

Copa do Mundo de 2006

Alemanha: Brasil 1 x 0 Croácia (Fase de Grupos) – Derrota

Copa do Mundo de 2014- Brasil

Brasil 3 x 1 Croácia (Fase de Grupos)

Copa do Mundo de 2018 – Rússia

Argentina 0 x 3 Croácia (Fase de Grupos)
Croácia 2 x 1 Inglaterra (Semifinal)
França 4 x 2 Croácia (Final)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários