De virada, a Croácia venceu o Canadá, neste domingo (27), por 4 a 1, em partida válida que encerrou a segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo de 2022. No Estádio Khalifa, em Doha, no Qatar, os canadenses abriram o placar no início do jogo, mas os croatas venceram com dois gols de Kramaric e um de Livaja.

Com o resultado, a Croácia pulou para a liderança do grupo, com quatro pontos, assim como o Marrocos, que leva a pior no número de gols: 4 a 2. A terceira posição é da Bélgica, que tem três. O Canadá, com duas derrotas, está eliminado. A última rodada será na próxima quinta-feira (01), com os dois jogos ao meio-dia (horário de Brasília): Croácia x Bélgica e Canadá x Marrocos.

Kramaric, da Croácia, conduz a bola sendo observado por Laryea. Croata fez dois gols no jogo – Dan Mullan/Getty Images

Logo no primeiro minuto, o meia Buchanan, do Canadá avançou pela direita e cruzou na área para Alphonso Davies, craque do Bayern de Munique, aparecer como elemento surpresa. Ele marcou de cabeça, sem chances para o goleiro Livakovic, do Dínamo de Zagreb.

O tento de Davies é para lá de especial. Isso porque, foi o primeiro dos canadenses na história das Copas do Mundo, no quinto jogo, sendo três na Copa de 1986 e dois em 2022. Além disso, o tento ‘tinha que ser dele’, candidato a maior ídolo da história do Canadá. Na estreia, aliás, ele perdeu uma penalidade, em derrota de 1 a 0 para a Bélgica. A partida também foi especial para o meia Hutchinson. Afinal, ele chegou ao 100º jogo pelo Canadá.

Croácia pressiona e vira ainda no primeiro tempo

Inicialmente, os croatas sentiram o gol e permitiram que o Canadá quase ampliasse. Aos 25, o craque Modric deu lindo passe para Livaja, que acionou Kramaric. O croata fez boa jogada individual e balançou as redes, mas o tento foi anulado por impedimento dele mesmo.

O empate, porém não demorou. Dez minutos mais tarde, Kramaric apareceu novamente, agora aproveitando belo passe de Perisic e chutando cruzado. Aos 43, os croatas viraram, com Livaja, que encontrou um belo chute da entrada da área.

Segundo tempo para fazer saldo

A segunda etapa começou com Kramaric quase marcando mais um. Aos oito, o meia Modric, o craque do time e melhor do mundo em 2018, deu uma bola açucarada para o atacante, que chutou, mas exigiu grande defesa de Borjan. O Canadá, por sua vez, chegou com Buchanan e Osorio, ainda antes dos 15.

A partida então caiu demais em intensidade. Os croatas pareciam satisfeitos com o resultado, enquanto o Canadá demonstrava que não teria forças de empatar. Quem marcou, porém, foi a Croácia e novamente com Kramaric. Aos 25, o camisa 9 recebeu grande passe de Perisic e não desperdiçou. Nos acréscimos, a pá de cal: o canadense Miller saiu errado, Orsic arrancou, invadiu a área e tocou para Majer, que sozinho, marcou o 4 a 1.

CROÁCIA 4×1 CANADÁ

2ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo
Data: 27/11/2022
Local: Estádio Internacional Khalifa, em Doha (QAT)
CROÁCIA: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Modric (Majer, aos 40′ do 2ºT), Brozovic e Kovacic (Pasalic, aos 40′ do 2ºT); Livaja (Petkovic, aos 14′ do 2ºT), Kramaric (Vlasic, aos 27′ do 2ºT)  e Perisic (Orsic, aos 40′ do 2ºT). Técnico: Zlatko Dalic
CANADÁ:  Borjan; Laryea (Hoillet, aos 16′ do 2ºT) , Johnston, Vitoria, Miller e Alphonso Davies; Buchanan, Hutchinson (Adekugbe, aos 28′ do 2ºT), Eustáquio (Koné – Intervalo) e Larin (Osorio – Intervalo); Jonathan David (Cavallini, aos 28′ do 2ºT) . Técnico:  John Herdman
Gol: Alphonso Davies, aos 1′ do 1ºT (0-1); Kramaric, aos 35′ do 1ºT (1-1), Livaja, aos 43′ do 1ºT (2-1), Kramaric, aos aos  25′ do 2ºT (3-1) e Majer, aos 49′ do 2ºT (4-1)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Auxiliares: Nicolas Taran e Martin Soppi (URU)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Cartões amarelos: Lovren e Modric (CRO); Buchanan e Miller (CAN)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários