Os torcedores da Croácia ficaram conhecidos pelo uso de toucas. Inclusive, em muitos momentos os croatas utilizam o acessório durante jogos da seleção. Afinal, isso ocorre por influência de outro esporte, o polo aquático, que é um orgulho nacional.

Nesse sentido, o prestígio da modalidade na Croácia se explica porque o país é referência no cenário esportivo mundial.

Ex- zagueiro da Croácia, Corluka usou touca de polo aquático como proteção a corte na cabeça na Eurocopa de 2016 – Getty Images

Os Vatrena (ardente em croata), como também são conhecidos por sua paixão pelo esporte, são bicampeões mundiais de polo aquático. Eles também ganharam medalha de ouro na edição de 2012 das Olimpíadas, o título da Liga Mundial de Polo Aquático no mesmo ano e o troféu do Campeonato Europeu, em 2010.

Assim sendo, as toucas chamaram atenção de muitas pessoas no Brasil durante o empate de 0 a 0 entre Croácia e Marrocos pela Copa do Mundo. Por sinal, a inusitada cultura foi bastante comentada pelos usuários do Twitter.

Episódio com ex-zagueiro da Croácia

De acordo com o jornal inglês The Sun, a utilização de touca durante jogos da seleção croata de futebol ganhou mais força após uma situação envolvendo um ex-jogador. Isso ocorreu com o zagueiro Corluka, que sofreu um corte na cabeça durante uma partida da edição de 2016 da Eurocopa. E, dessa forma, adotou a proteção.

O uso da touca de polo aquático teve o aval da Fifa. Contudo, foi necessária a retirada dos protetores de ouvido. O comentarista de natação Alexandre Pussieldi, destacou que torcedores croatas nas arquibancadas já tinham sido usado touca na Copa do Mundo de 2014. Mas o episódio do jogador com touca em 2016 certamente ajudou a fortalecer essa  cultura.

A apropriação de um objeto específico do polo aquático pelo futebol tem como intuito comprovar o orgulho que os croatas têm pelo seu país. Eles que almejam sucesso no Qatar, após uma boa campanha em 2018, na Copa da Rússia.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários