A Croácia fez mais uma ótima campanha na Copa do Mundo. Após o vice-campeonato no Mundial de 2018, a seleção xadrez vai disputar a terceira colocação no próximo sábado. Aliás, o bom desempenho tem feito com que dois destaques na edição do Qatar estejam sendo ventilados em grandes clubes da Europa. No caso, o goleiro Livakovic e o zagueiro Gvardiol.

O arqueiro dos Kockasti (xadrez em croata) foi protagonista nas duas disputas de pênalti que a seleção europeia enfrentou. Tanto contra Japão como no duelo com o Brasil, ele foi decisivo ao defender ao todo quatro cobranças dos adversários. Desse modo, sendo decisivo para a seleção xadrez conquistar a vaga nas semifinais.

Livakovic, goleiro da Croácia, em ação pela seleção xadrez no duelo com a Seleção Brasileira – Adrian Dennis/AFP via Getty Images

O arqueiro foi reserva da Croácia na Copa do Mundo de 2018. Contudo, parece que aproveitou a oportunidade de treinar e conviver com Subasic. Isso porque seu antecessor na meta dos Kockasti também foi um dos principais jogadores no Mundial da Rússia. Especialmente com boas atuações nas penalidades.

No Mundial do Qatar, Livakovic se tornou o titular com a aposentadoria de Subasic e seguiu os passos do seu professor. O goleiro defende o Dínamo Zagreb, clube do seu país natal desde 2015, mas a sua permanência é uma incógnita. Afinal, com o seu destaque na competição muitas equipes estão interessadas em sua contratação.

O principal deles é o Bayern de Munique, o time bávaro está no mercado em busca de um goleiro de qualidade para substituir Neuer. Isso porque, o alemão quebrou a perna esquiando em suas férias. Além disso, precisou passar por cirurgia e vai perder o resto da temporada.

Zagueiro da Croácia desperta o interesse do Chelsea

O jovem zagueiro Gvardiol, de 20 anos, recebeu a primeira convocação para a seleção em 2021. Por sinal, ele ganhou espaço rapidamente, já que na sua segunda partida já foi titular, no duelo com a Inglaterra na última edição da Eurocopa.

Gvardiol, zagueiro da Croácia, durante confronto com o Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo – Dan Mullan/Getty Images

Em seguida, o defensor do RB Leipzig se tornou peça-chave no esquema tático do treinador Zlatko Dalic. Não atoa ele esteve entre os 11 iniciais da Croácia em todas as partidas dessa edição da Copa do Mundo.

Ao lado de Lovren, formou uma das melhores duplas de zaga do torneio. Inclusive, Gvardiol está na disputa do prêmio de melhor jogador jovem do Mundial.

Suas boas atuações na competição fizeram seu nome ser ligado ao Chelsea. Algo que já havia ocorrido na última janela de transferências da Europa.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários