A Fifa prepara uma reunião para definir o formato da próxima Copa do Mundo. que acontecerá nos Estados Unidos, Canadá e México, em 2026. Chefe do departamento de desenvolvimento de futebol da entidade, Arsène Wenger afirmou neste domingo que o formato ainda não está definido.

Àrsene Wenger comandará reunião que decidirá formato da próxima Copa do Mundo – Johan Ordonez/AFP via Getty Images

 

“Nesta Copa do Mundo com 48 seleções, o formato ainda não está decidido. Podem ser 16 grupos com três times, podem ser 12 grupos com quatro times cada um, ou talvez dividir em dois lados com 24 times. Quem vai decidir isso é o Conselho (da Fifa) no ano que vem”, disse o ex-técnico do Arsenal.

Quando a Fifa anunciou que iria aumentar o número de seleções, em janeiro de 2017, a entidade afirmou que o torneio acabaria sendo dividido em 16 grupos com três seleções. E as duas melhores de cada chave avançariam para um mata-mata com 32 classificados. Contudo, as partidas poderiam perder em emoção.

Um exemplo, com dois empates, um time está automaticamente classificado, o que poderia estimular um comportamento defensivo na maioria dos times. Além disso, o número impar de times em cada grupo poderia permitir “resultados de conveniência” nas últimas rodadas.

Contudo, a Copa do Mundo do Qatar mostrou que o formato atual, com oito grupos de quatro equipes, ainda traz emoção para o espectador. Afinal, é apenas observar as rodadas finais nos grupos E (em que o Japão eliminou a Alemanha) e H (em que a Coreia superou o Uruguai).

Esta reunião deve acontecer logo após a disputa da Copa do Mundo, no Qatar. O conselho, liderado por Wenger, deve tomar uma decisão ainda no primeiro semestre de 2023.

Força, Pelé

Wenger aproveitou a coletiva para expressar a sua esperança na recuperação de Pelé.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários