Fluminense e Flamengo disputam, frequentemente, classificação ou títulos em jogos no Campeonato Carioca. No entanto, as equipes vão se enfrentar, de maneira inédita, em torneios mata-mata de nível nacional, nesta terça-feira (16). Tal situação é curiosa para um clássico que já tem mais de 100 anos e soma 375 partidas. No âmbito continental, o confronto já decidiu vaga na Sul-Americana em duas ocasiões, 2009 e 2017.

O Tricolor levou a melhor na primeira oportunidade ainda na etapa preliminar do campeonato internacional. Após dois empates em 0 a 0 e 1 a 1, o time das Laranjeiras garantiu vaga nas oitavas de final devido ao gol fora de casa como critério de desempate. Neste episódio, o Fluminense chegou à final da edição, mas foi derrotado pela LDU, do Equador.

Fluminense levou melhor sobre o Flamengo na primeira decisão pela Sul-Americana – Vanderlei Almeida/AFP via Getty Images

Enquanto isso, após oito anos, os rivais voltaram a se enfrentar na Sul-Americana, mas, desta vez, o time da Gávea deu o troco. Pelas quartas de final, o Rubro-Negro venceu o primeiro jogo por 1 a 0. E depois conseguiu o empate por 3 a 3. Isso porque o Fluminense chegou a ter dois gols de vantagem.

Na oportunidade, o Flamengo também alcançou a final da Sul-Americana e foi vice-campeão para o Independiente, da Argentina, no Maracanã.

Fluminense é superior no retrospecto de finais de Carioca

As equipes já se encontraram em 16 finais de Carioca. O Tricolor, aliás, leva vantagem sobre o arquirrival, já que teve sucesso em dez oportunidades. O time das Laranjeiras, aliás, por mais de cem anos foi o maior campeão estadual, mas em um recorte recente com a reformulação do Rubro-Negro e o retorno do protagonismo perdeu o posto para o arquirrival, que soma 37 títulos.

O Fluminense passou pelo mesmo processo e conseguiu diminuir a desvantagem que já foi de seis para quatro quistas. A recuperação do Tricolor se reflete no retrospecto recente favorável. Afinal, dos últimos dez confrontos são sete vitórias, um empate e duas derrotas. Além de quebrar uma marca negativa no estadual.

O time das Laranjeiras nunca havia conseguido inverter uma desvantagem na história do Carioca. Contudo, este cenário mudou após a última decisão, entre Flamengo e Fluminense nesta temporada. O Rubro-Negro conquistou um resultado positivo por 2 a 0 na partida de ida. Em seguida, o Tricolor teve atuação de gala e aplicou uma goleada por 4 a 1.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários