Há uma velha polêmica entre torcedores de Inglaterra e Estados Unidos, quando o assunto é o nome do jogo: ‘football’ ou ‘soccer’? O que pode é encarado como uma piada ou mesmo provocação, na verdade, ganha ares de disputa de narrativa. E o English Team entra em campo nesta sexta-feira (25), contra os ianques, para tentar sair por cima desta questão.

A Inglaterra chama para si a honra de ter inventado o futebol. Embora jogos parecidos já fossem comuns em outros países há séculos, as regras estabelecidas pela primeira vez vêm realmente da ilha britânica. Em 1863, a Associação de Futebol foi a primeira entidade organizada da modalidade. Mas a seleção inglesa só conseguiu ser campeã mundial em 1966, sua única conquista.

Ingleses estão em boa forma e querem provar que ‘football’ é maior que ‘soccer’ – Paul Ellis/AFP

Por outro lado, os Estados Unidos nunca foram uma nação forte no futebol. Aliás, o esporte não é o número um do país. Apesar de estar crescendo, ainda perde para o basquete, o beisebol e o futebol americano. E é justamente este último a raiz da grande polêmica. Para os estadunidenses, ‘football’ é o futebol americano, jogado com as mãos na maior parte do tempo, enquanto o jogo mais amado do mundo, para eles, é ‘soccer’.

Os ingleses hoje não admitem o termo, mas a história conta que eles mesmos o inventaram. ‘Association football’ era longo demais na hora de diferenciar do rúgbi, então chamado ‘rugby football’. Então, definiram-se duas terminações: ‘rugger’ e ‘assoccer’. Não demorou, porém, para que a palavra ‘football’ pegasse de vez na Inglaterra. Quem levou o jogo para a América, porém, não largou o termo inventado poucos antes, que virou ‘soccer’ posteriormente.

Comercial reacendeu polêmica

A polêmica ganhou novos contornos antes da Copa do Mundo do Qatar. Um comercial de uma marca de batatas fritas, estrelado pelo inglês David Beckham e pelo astro de futebol americano Peyton Manning, colocou tempero de novo na questão. Mas, de forma bem humorada. E isso causou reação nas redes.

De um lado, os ingleses provocaram, dizendo que a maior entidade do futebol se chama FIFA, e não FISA. Além disso, destacaram que “apenas os americanos chamam o jogo de ‘soccer'”, o que não é verdade, uma vez que a Austrália também adota o termo. Isso porque, lá, há o futebol australiano, com regras diferentes dos dois esportes.

A disputa também tem um bocado de contexto histórico. A Inglaterra foi a maior nação do mundo até o fim do Século XIX, mas o declínio do Império Britânico e o crescimento econômico dos Estados Unidos foi mudando essa realidade aos poucos. É um pouco dessa briga pelo domínio do discurso que vai estar no gramado do Estádio Al-Bayt, nesta sexta (25).

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários