Cria das categorias de base do Grêmio, o goleiro Marcão vive a sua primeira experiência fora do país em meio ao empréstimo para o Independiente del Valle, do Equador. Entretanto, apesar do momento de aprendizado e ganho de experiência, ele reconhece que a trajetória tem seus percalços. Para Marcão, além de se adaptar a um tipo diferente de adaptação, os primeiros momentos no sentido de aprender a língua e com a necessidade de se comunicar em situações de pressão foram obstáculos consideráveis no início.

Entretanto, o jogador também fez questão de destacar os pontos positivos desse cenário como a estrutura física e de trabalho proporcionada pelo Independiente Del Valle bem como o suporte dado pelos profissionais do clube. Em especial, do preparador de goleiros do Independiente Juniors (equipe B do Del Valle), Francisco Vásconez.

“O que mais sofri no começo foi a comunicação em campo e alimentação. No campo, não tenho tempo para pensar nas palavras. Por mais que eu praticasse o espanhol, era difícil pela intensidade. Porém, o trabalho que é feito aqui é algo que se encontra apenas nos grandes clubes da Europa, o que facilita demais. Só tenho a agradecer a todo o corpo técnico e as pessoas que trabalham no clube. Meus colegas me ajudaram muito, em especial o ‘profe’ Francisco, que tem esclarecido e me ajudado com todas as minhas dúvidas e dificuldades.”

Marcão elogia Del Valle

Outra situação que foi frisada por Marcão se refere a liberdade proposta como filosofia de jogo do clube equatoriano baseada em não limitar a criatividade dos atletas:

“Aqui se joga com um pouco mais de liberdade. Eles valorizam muito a criatividade, independente se dá certo ou não. Gostam muito que o goleiro participe do jogo defensivo como (ponto) principal. Mas que agregue a equipe boas situações ofensivas, utilizando muito o goleiro com os pés em saídas de pressão e em transições.”

O acordo de empréstimo do jogador de 20 anos de idade vai até o fim de 2023, mesmo período em que seu contrato junto ao Grêmio também se encerra. Logo, caso o atual campeão da Sul-Americana e da Recopa tenha interesse em sua continuidade, poderá formatar um novo vínculo sem custo de transferência.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários