Esta terça-feira (20) será feriado nacional na Argentina, em virtude da chegada ao país da seleção campeã do mundo no Qatar. O governo do país liberou um decreto, nesta segunda, para que “o povo argentino possa festejar e dividir com a seleção argentina o título de campeões mundiais”.

Os jogadores da Argentina devem chegar a Buenos Aires nas primeiras horas desta terça, mas o encontro com o público só deve acontecer durante o dia. Em Buenos Aires, a capital do país, já se organiza uma grande festa de rua, que terá uma carreata como seu ponto mais alto. No domingo, dia vitória sobre a França, estima-se que um milhão de pessoas saíram de casa para comemorar.

Buenos Aires celebração Argentina Campeã Copa Qatar TOPSHOT-ARGENTINA-FBL-WC-2022-FANS
TOPSHOT – In this aerial view fans of Argentina celebrate winning the Qatar 2022 World Cup against France at the Obelisk in Buenos Aires, on December 18, 2022. (Photo by Emiliano LASALVIA / AFP) (Photo by EMILIANO LASALVIA/AFP via Getty Images)

Os bancos e as repartições públicas irão funcionar até meio-dia (horário local) desta terça. A medida de decretar feriado, no entanto, causou polêmica na Argentina. As províncias de Santa Fé, San Juan e Tucumán decidiram não aderir ao feriado. A capital do país, no entanto, irá certamente parar nesta terça.

Também na chegada, a delegação argentina deverá encontrar-se com o presidente do país, Alberto Fernández. O chefe de estado, ao contrário do presidente francês, Emmanuel Macron, decidiu não ir ao Qatar. Ele anunciou, na véspera da final, que assistiria ao jogo em casa. O motivo é uma superstição: ele lembrou-se que viu a decisão da Copa do Mundo de 1986, vencida pela Argentina, em sua residência.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários