As oitavas de final da Copa do Mundo começam neste sábado (3), com o duelo entre Holanda e Estados Unidos, em Al-Rayyan. Enquanto a Laranja vêm de duas vitórias na primeira fase, os estadunidenses encerraram sua trajetória na fase de grupos ao bater o Irã, mas empataram duas vezes. Em caso de empate, a partida irá para a prorrogação, de 30 minutos. Persistindo a igualdade, os pênaltis decidem quem avança às quartas, contra o vencedor de Argentina x Austrália.

Onde assistir

O jogo terá transmissão a partir das 12h (de Brasília) na TV Globo (aberta), SporTV (fechada, inicia a transmissão 30 minutos antes), FIFA+, Globoplay e ge.globo.

Como chega a Holanda

Os holandeses chegam a este jogo sob desconfiança da torcida e imprensa local. Apesar de ter batido Senegal e Qatar, o time não convenceu na primeira fase e terá pela frente um bom desafio diante de um adversário em ascensão. A seleção conviveu com problemas médicos na última semana, quando vários jogadores ficaram resfriados. Mas o técnico Louis Van Gaal não deve ter desfalques e considera que a Holanda terá trabalho diante dos Estados Unidos:

Holanda não deve ter alterações para encarar os Estados Unidos – Alberto Pizaoli/AFP

“É um time difícil para qualquer adversário, dá para ver isso pelos resultados. Faremos, portanto, tudo o que estiver ao nosso alcance para vencer. Eles se desenvolveram bem e rápido, o que é algo tipicamente americano. Eles têm muitos jogadores em grandes clubes europeus. Então, faz sentido obterem resultados. Muita gente nos Estados Unidos pode se surpreender, mas quando você os vê jogando, fica claro que eles têm chance. Eu já esperava que eles classificassem após ver o primeiro jogo”.

Como chegam os Estados Unidos

Do lado norte-americano, o time viveu dias de incerteza sobre seus homes de ataque. Pulisic, que fez o gol da vitória em cima do Irã, machucou a pélvis logo após balançar a rede e precisou ser subsituído. Embora tenha ido para o hospital no começo da semana, ele voltou a treinar nesta sexta-feira (2) e deve ir para o jogo. No entanto, o centroavante Sargent machucou o tornozelo direito na mesma partida e pode não jogar. Neste caso, Reyna é o candidato para entrar em seu lugar.

Nos Estados Unidos, equipe deve ter o desfalque do centroavante Sargent – Paul ELLIS/AFP

“A Holanda tem jogadores fantásticos, com muitas qualidades. Mas, como equipe, podemos dificultar as coisas para eles. Nós os analisamos extensivamente nos últimos 11 meses. Depois de nossa vitória sobre o Irã, começamos a olhar para todos os lados novamente. Nós estamos prontos”, afirma o treinador Gregg Berhalter, que jogou muitos anos na própria Holanda.

HOLANDA x ESTADOS UNIDOS – Oitavas de final da Copa do Mundo
Data e horário: 03/12/2022, às 12h (de Brasília)
Local: Estádio Internacional do Khalifa, Al-Rayyan (QAT)
HOLANDA: Noppert; Timber, Van Dijk e Aké; Dumfries, De Roon, Klaassen, De Jong e Blind; Depay e Gakpo. Técnico: Louis Van Gaal.
ESTADOS UNIDOS: Turner; Dest, Carter-Vickers, Ream e Robinson; Adams, McKennie e Musah; Weah, Sargent (Reyna) e Pulisic. Técnico: Gregg Berhalter.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Brasil)
Assistentes: Bruno Boschilia (Brasil) e Bruno Pires (Brasil)
VAR: Nicolas Gallo (Colômbia)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários