Copa do Mundo

Já estão definidos 6 dos 8 jogos das oitavas da ‘Copa das Zebras’. Confira

Com os resultados dos jogos desta quinta-feira (1/12) mais quatro seleções avançaram para as oitavas de final na Copa do Qatar: Marrocos, Croácia, Espanha e Japão.  E dois gigantes foram eliminados: Bélgica e Alemanha.  Além da Dinamarca, que muitos davam como uma seleção cotada para ganhar o título. Veja agora quais os confrontos:

Jogadores croatas aliviados. O empate com a Bélgica eliminou a rival e classificou os atuais vice-campeões às oitavas – Chandan Khanna /AFP via Getty Images

HOLANDA X ESTADOS UNIDOS – Sábado (3/12) – 12h (de Brasília)

A Holanda foi a primeira colocada do Grupo A, com sete pontos, enquanto os Estados Unidos asseguraram o segundo lugar do Grupo B com cinco pontos. O jogo será às 12h  (de Brasília) no Estádio Khalifa, em Doha.

A Holanda não foi brilhante, mas conseguiu a vaga sem maiores riscos e contou com o atacante Gapko inspirado. Afinal, ele fez gol em cada um dos três jogos. Na estreia, a Holanda venceu o  Senegal, por 2 a 0. Depois, foi apática contra o Equador e ficou no 1 a 1.  Já nesta terça-feira, bateu o anfitrião Qatar, por 2 a 0.

Ponto forte da Holanda: Gapko está sempre balançando a rede
Ponto fraco da Holanda:  Depay, seu grande atacante, não está 100%. Uma preocupação a menos para o rival

O time americano conseguiu a classificação de maneira dramática. Dessa forma, empatou em 1 a 1 na estreia contra Gales, deixando a vitória escapar no fim. Depois, ótimo jogo defensivo contra a Inglaterra. E assim  segurou o empate em 0 a 0. Nesta terça-feira, triunfo por 1 a 0 contra o Irã. Pulisic fez o gol decisivo, mas se machucou no lance. Ele é o principal jogador americano e, se não jogar neste jogo de sábado, fará falta.

Ponto forte dos Estados Unidos: A defesa está uma maravilha. Só levou um gol de pênalti e parou a Inglaterra
Ponto fraco dos Estados Unidos: Pulisic se machucou e deve desfalcar contra a Holanda. Sem ele o ataque (que é regular) perde muito

ARGENTINA X AUSTRÁLIA – sábado (3/12) –  16h (de Brasília)

A Argentina foi a primeira colocada do Grupo C, com seis pontos.  Já a Austrália se garantiu como a segunda colocada do Grupo D, com seis pontos (e saldo -1). O jogo será no Ahmad Bin Ali.

Os argentinos deram vexame na estreia, perderam por 2 a 1 para a Arábia Saudita. Mas na segunda rodada, bateram o México por 2 a 0. Já na rodada decisiva fizeram 2 a 0 na Polônia e garantiram a vaga (a derrota significaria a eliminação).

Ponto forte da Argentina: A imensa qualidade técnica do ataque, comandado por Messi, que ainda não brilhou intensamente nesta Copa.
Ponto fraco da Argentina:  O psicológico dos defensores, que são muito viris e irregulares.

A Austrália entrou como zebra, mas surpreendeu. Levou de 4 a 1 da França na primeira rodada. Em seguida, se recuperou ao fazer 1 a 0 na Tunísia. E surpreendeu ao bater a Dinamarca (a grande decepção do Mundial) por 1 a 0.

Ponto forte da Austrália: A notável aplicação tática  mostrada contra tunisinos e dinamarqueses
Ponto fraco da Austrália:  A falta de qualidade ofensiva. Quando pegou um time mais poderoso, a França, mesmo saindo na frente, fraquejou.

FRANÇA X POLÔNIA – Domingo (4/12) – 12h (de Brasília)

A França foi a primeira colocada do Grupo D, com seis pontos (e saldo 3). Já a Polônia avançou como a segunda colocada do Grupo C, com quatro pontos. Empatou com o México, mas teve melhor saldo. O jogo entre franceses e poloneses será no Al Thumama.

O selecionado francês mostrou grande futebol nos dois jogos em que entrou  com os titulares: 4 a 1 na Austrália e 2 a 1 na Dinamarca, com Mbappé voando. Quando entrou com os reservas, se deu mal e perdeu para a Tunísia, por 1 a 0.

Ponto forte da França:  São  muitos os pontos positivo e ficamos com o Top3. O elenco é  excelente, está muito entrosado e tem Mbappé em estado de graça
Ponto fraco da França: Como está muito desfalcada, deu para ver que, na derrota para a Tunísia, o time titular  é excelente. Mas o banco.

A Polônia  se classificou, mas jogou um futebol de quinta categoria.  Na estreia 0 a 0 insosso. Na segunda rodada, venceu a Arábia por 2 a 0 numa tremenda injustiça. Mas contou com goleiro Szczesny brilhando e agarrando pênalti. E Lewa no único jogo em que brilhou. Na terceira rodada, perdeu por 2 a 0 para a Argentina não jogando nada.

Ponto forte da Polônia: O goleiro Szczesny, disparado o melhor da Copa.
Ponto forte da Polônia: Na prática, quase tudo. O time foi mal, incluindo Lewandowski, que joga muito isolado e quase não toca na bola.

INGLATERRA X SENEGAL – Domingo (4/12) – 16h (de Brasília)

A Inglaterra foi a primeira colocada do Grupo B, com sete pontos . Já o Senegal foi o segundo colocado do Grupo A, com seis pontos. O jogo será no Al Bayt, em Al Khor.

A Inglaterra mandou bem na estreia: 6 a 2 no Irã. Em seguida, não furou o bloqueio americano e amargou o a 0. Já nesta terça-feira, fez valer a sua maior qualidade e detonou Gales, por 3 a 0, com show de Rashford. O curioso é que o time marcou nove gols em três jogos e seu astro e maior artilheiro, Kane, passou em branco. Aliás, nos últimos 11 jogos ele fez apenas três gols. E todos de pênalti. Anda devendo o artilheiro da Copa.

Ponto forte da Inglaterra: A qualidade técnica é muito acima da média
Ponto fraco da Inglaterra: Kane vem jogando bem, sendo assistente de qualidade. Mas não está fazendo gol

Os senegaleses, mesmo sem Mané, que não foi à Copa por lesão, fizeram boa fase de grupos. A seleção do Senegal perdeu na estreia para a Holanda, 2 a 0. Mas se recuperou contra Qatar (3 a 1) e se garantiu nas oitavas ao bater o Equador nesta terça-feira, por 2 a 1.

Ponto forte de Senegal: Os dois Gueye estão muito bem e fazem a diferença
Ponto fraco de Senegal: Os laterais estão dando muito mole e sobrecarregam a boa zaga

JAPÃO X CROÁCIA – Segunda-feira (5/12) – 12h (de Brasília)

O Japão foi o primeiro colocado do Grupo E da Copa, com seis pontos. A Croácia, por sua vez, terminou em segundo lugar, com cinco pontos. O duelo será no Al Janoub, em Al-Wakrah.

Ponto forte do Japão: A velocidade na troca de bolas é o mais relevante. Mas o selecionado também vem mostrando alta qualidade na defesa
Ponto fraco do Japão:  O coletivo é notável, mas os japoneses carecem de destaques individuais. Dão a sensação de que desconcentram em alguns momentos ou mesmo num jogo inteiro (como na derrota para a Costa Rica)

A Croácia empatou com Marrocos na estreia (0 a 0). Em seguida, meteu 4 a 1 no Canadá. Garantiu a vaga num dramático 0 a 0 com a Bélgica, eliminando a rival.

Ponto forte da Croácia: A qualidade técnica, principalmente pela esquerda, com Modric e Perisic municiando Kramaric.
Ponto fraco da Croácia: O time nitidamente se cansa na reta final, mostrando deficiência física.

MARROCOS X ESPANHA – Terça-feira (6/12) – 16h (de Brasília)

Marrocos foi o primeiro colocado do Grupo F, com sete pontos. A Espanha, por sua vez, ficou em segundo lugar no Grupo E (a Alemanha acabou eliminada). O jogo será no Estádio da Educação,  em Al Rayyan.

Marrocos empatou com a Croácia (0 a 0) na primeira rodada. Em seguida, surpreendeu ao bater a Bélgica por 2 a 0. Na última rodada, fez 2 a 1 no Canadá.

Ponto forte de Marrocos: A defesa é uma das surpresas da Copa pela sua qualidade e Saiss vem sendo um dos melhores jogadores da competição
Ponto fraco de Marrocos: Seu maior astro, o lateral-direito Hakimi (PSG),  não está bem no apoio e isso compromete o poder  de fogo da seleção

A Espanha arrasou na estreia na Copa: 7 a 0 na Costa Rica. Mas aí empatou com a Alemanha (1 a 1) e perdeu para o Japão (2 a 1)

Ponto forte da Espanha: A qualidade individual do ataque.
Ponto fraco da Espanha: Só jogou bem contra o time mais fraco do grupo. Se complicou nos outros dois e quase não se classificou. Isso mostra grande irregularidade

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Torcedores de organizada do Ituano invadem clube após derrota na Série B

A derrota do Ituano para o Mirassol neste domingo (19), fora de casa, pela sexta…

19 de maio de 2024

Convocação de Rafael deve abrir espaço para Jandrei no São Paulo

O São Paulo precisará de uma solução certeira para lidar com a convocação de Rafael…

19 de maio de 2024

Artur Jorge aproveita ‘mini-férias’ para aprimorar o Botafogo

Com o adiamento dos jogos do Campeonato Brasileiro, o Botafogo atravessa um período com poucos…

19 de maio de 2024

Álvaro Pacheco desembarca no Rio para assumir o Vasco

Novo treinador do Vasco, o português Álvaro Pacheco desembarcou no Rio de Janeiro no começo…

19 de maio de 2024

Bologna x Juventus: onde assistir, escalações e arbitragem

Em partida que encerra a penúltima (e 37ª rodada) do Campeonato Italiano, a Juventus visita…

19 de maio de 2024

Saída de Cássio do Corinthians faz zagueiro do Grêmio assumir posto. Entenda

A saída de Cássio do Corinthians foi um dos assuntos de maior relevância no futebol…

19 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!