Além de conquistar o tricampeonato mundial, a Argentina foi a grande vencedora de prêmios individuais na Copa do Mundo do Qatar.

Lionel Messi foi eleito o Bola de Ouro da Copa como Melhor Jogador da competição.

Messi corre para comemorar. Ele fez dois gols na final contra a França. Foi vice-artilheiro do Mundial, atrás de Mbappé, mas levou a Taça –  Divulgação FIFA

O Luva de Ouro, Melhor Goleiro, foi Emiliano Martínez, que defendeu um pênalti na disputa final de penalidades, garantindo o título da Argentina.  Isso depois de já ter defendido pênaltis nas quartas de final contra a Holanda, quando a partida também foi decidida nas penalidades. Curiosamente, no dia 9/12, a disputa foi no mesmo estádio da final – o Lusail – e Martínez agarrou as bolas chutadas por Virgil van DIjk e Steven Berghuis.

Mbappé, que fez 8 gols no Mundial, sendo 3 na final, foi Chuteira de Ouro, artilheiro do Mundial, com um gol a mais que Messi.

Mbappé recebe apoio de Emmanuel Macron e do goleiro argentino Martínez - final Copa Argentina Campeã Qatar
Eleito Melhor Goleiro da Copa do Qatar, campeão argentino Martínez se junta ao presidente francês Emmanuel Macron no consolo a Mbappé – Reprodução TV

No campo, ele foi consolado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e pelo goleiro adversário, Martínez.

E tome Messi

Mas vale citar que Messi também foi o maior assistente da competição. Além disso, fecha, após cinco Copas, como o jogador com mais participações em Mundiais, com 26, superando o alemão Matthaus (25). E com 13 gols, está entre os maiores artilheiros, atrás apenas de Klose (16), Ronaldo Fenômeno (15) e Gerd Müller (14). Enfim, Messi empata em quarto com Just Fontaine.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários