O Botafogo é a grande surpresa deste início de Campeonato Brasileiro. Nem os torcedores mais otimistas esperavam um começo de competição tão avassalador, com 100% de aproveitamento em cinco jogos, igualando o recorde do São Paulo de 2011. E muito dessa desconfiança, que virou até apelo pela demissão do técnico Luís Castro, deve-se à fraquíssima campanha no Carioca.

Há um ano no comando do time, o treinador português atravessa agora o melhor momento desde que chegou ao Brasil. Tem a confiança dos jogadores e o pleno conhecimento das virtudes e defeitos do elenco. E precisamos pontuar algumas questões que colaboraram para que o Botafogo sofresse tanto no começo da temporada.

Botafogo lidera o Brasileiro com 100% de aproveitamento – Vítor Silva/Botafogo

Da equipe que terminou bem o Brasileiro de 2022, brigando por vaga na Libertadores da América, Luís Castro perdeu três atletas fundamentais: Eduardo, lesionado, Jeffinho, negociado com o Lyon, e Júnior Santos, que, inicialmente, não acertou a permanência no clube. Teve que readaptar o esquema e não pôde fazer a pré-temporada que planejou, estreando às pressas no Carioca.

BOTAFOGO: DA ÁGUA PARA O VINHO

Nos 15 dias em que jogou a Taça Rio, após ficar fora das semifinais do Carioca, o técnico conseguiu fazer uma espécie de pré-temporada e foi encorpando o grupo. Com os retornos de Eduardo e Júnior Santos, Luís Castro reencontrou o equilíbrio de que precisava, recuperou o futebol de jogadores como Victor Sá, Gabriel Pires, Marlon Freitas e Luis Henrique, viu o lateral argentino Di Plácido superar o período de adaptação e transformou o Botafogo num time muito competitivo. Em grande fase, Tiquinho também se transformou em liderança técnica e hoje a equipe vem jogando bem, vencendo e convencendo.

É claro que o Brasileiro está apenas começando, mas, como gostam de dizer os torcedores alvinegros, é possível sonhar. O título seria um objetivo ainda bem distante, se comparado a adversários mais maduros e consistentes, como Fluminense e, principalmente, Palmeiras. Porém, ser um dos protagonistas da principal competição nacional é uma realidade, um passo fundamental para futuras e grandes conquistas.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários