A derrota para o Londrina por 3 a 0 marcou o fim da temporada do Vasco, a pior da história centenária do clube. Além de não conquistar o acesso, a campanha do time na Série B ficou marcada por diversos aspectos negativos, que fizeram o Cruz-Maltino terminar na melancólica 10ª posição, com 49 pontos, 15 do G4 e 6 da zona do rebaixamento. O time venceu 13 jogos e perdeu 15.
De saída do Vasco, Ernando se despede “orgulhoso e honrado de vestir a camisa’
A começar pelo favoritismo que jamais se confirmou. O Vasco não ficou sequer uma rodada no G4 da Série B e fechou o primeiro turno na 11ª posição, com 28 pontos, cinco a menos que o CRB, na ocasião o 4º colocado. A expectativa era de que o Cruz-Maltino reagiria na segunda metade da competição, porém o desempenho ficou muito pior.
O Vasco fez apenas 21 pontos, o que deu ao time a 16ª posição do returno. De quebra, fez a segunda pior campanha nas últimas dez rodadas, conquistando apenas seis pontos de 30 disputados. A título de curiosidade, o Botafogo iniciou o segundo turno na 8ª posição, um ponto a mais que o Cruz-Maltino. Acabou campeão após uma arrancada nas 19 rodadas finais, marcando 41 pontos.
A mediocridade estava presente tanto em São Januário, quanto fora de casa. Como mandante, o Vasco teve o 11º melhor desempenho, conquistando 31 pontos. Como visitante, a campanha foi parecida, sendo o 13º, com 18 pontos.
Em pronunciamento após derrota, Salgado diz que Vasco encerra ano ‘dando vexame’
A irregularidade está atrelada ao pífio desempenho do sistema defensivo, que teve as redes balançadas em 30 rodadas. O Cruz-Maltino foi o segundo time mais vazado na Série B, levando 52 gols, mesma quantidade que sofreu o rebaixado Brasil-RS, último colocado. O Brusque tomou 56. As quatro equipes que conquistaram o acesso estão entre as cinco melhores defesas da competição.
O setor ofensivo também não merece destaque, já que o Vasco foi o 10º melhor ataque, com 43 gols. Mas poderia ser o suficiente se o sistema defensivo fosse mais sólido. O Avaí, que subiu na última rodada, marcou 44 gols, mas foi vazado 35 vezes. A permanência do Cruz-Maltino na Série B definitivamente não foi por acaso.
O fracasso em números
7º time que mais perdeu – 15 derrotas
2º time mais vazado – 52 gols
16º no segundo turno – 21 pontos
19º nas últimas 10 rodadas – 6 pontos
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários