A decisão da CBF pelo adiamento da partida contra o Fortaleza irritou a todos no Botafogo. A ponto, aliás, de o departamento jurídico do clube acionar o STJD e o elenco criar um abaixo-assinado ao Sindicado dos Atletas pela manutenção da data. Mas será que a mudança será mesmo tão prejudicial à equipe? O Jogada10 fez um balanço dos prós e contras do que estão em jogo a partir desta situação.

Antes da lista, vale reforçar que a bola rolaria nesta terça, às 21h, apenas 52 horas do fim da partida entre o Alvinegro e o Athletico-PR, que foi suspensa, no dia anterior, por conta das seguidas quedas de energia no Estádio Nilton Santos.

LEIA MAIS: Presidente do Fortaleza: ‘Botafogo quer nos pegar fragilizado’
E TAMBÉM: Botafogo chega a 100 gols com pontaria afiada dos atacantes

Prós do adiamento para o Botafogo

Sem a necessidade de jogar na Arena Castelão, o lider do Brasileirão terá nada menos do que cinco jogos consecutivos no Rio de Janeiro, entre sua casa e São Januário (o clássico contra o Vasco ainda pode ser em Volta Redonda). São eles: Athletico (1 a 1), Cuiabá (neste domingo), Palmeiras (2 de novembro), Vasco (6 de novembro) e Grêmio (10 de novembro). Ou seja, com a força da torcida e do ambiente, o encaminhamento para o caneco pode até acontecer antes do esperado.

Botafogo voltou aos treinos no CT Lonier após o cancelamento da viagem – Foto: Vítor Silva/Botafogo

A viagem para Fortaleza causaria desgaste grande ao grupo. Talvez o técnico Lucio Flavio tivesse que poupar alguns titulares, por conta do tempo curto de preparação. Caso fosse jogar, no total, o Botafogo faria sete partidas em 22 dias, algo que, afinal, alguns rivais vão encarar.

Quando efetivamente o jogo for disputado, o Fortaleza pode ter conquistado o título da Copa Sul-Americana e, assim, já terá a vaga na Libertadores de 2024. Dessa forma, sua participação na reta final da competição nacional será uma mera formalidade.

Contras do adiamento do Botafogo

A logística do clube foi prejudicada com o cancelamento da viagem e terá de ser refeita. Além disso, os próprios torcedores, que já tinham passagens e ingressos comprados, sofreram danos de cerca de R$ 2 mil, de acordo com relatos ao ‘ge’.

Caso o Fortaleza perca a final da Sul-Americana, contra a LDU, a equipe tricolor deverá ter força máxima contra o Botafogo, em novembro. Afinal, ainda precisará confirmar sua vaga na Libertadores do ano que vem. Isso sem falar que a escalação, nesta terça, provavelmente pouparia a maioria dos titulares. Afinal, a decisão contra os equatorianos está marcada para o próximo sábado.

Os adversários diretos pelo título, Red Bull Bragantino e Flamengo, vão jogar no meio de semana e podem diminuir a diferença para o Alvinegro para até quatro pontos. Ou seja, botaria mais pressão sobre o líder, a dez rodadas do fim do Brasileirão.

Por fim, se mantiver a base da convocação, o técnico da Seleção Brasileira, Fernando Diniz, pode chamar o goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson na próxima Data-Fifa (11 a 20 de novembro). A tendência é que o Botafogo solicite à CBF que evite inclui-los na lista para não serem desfalques contra o Fortaleza, no remanejamento da partida.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários