A torcida do Qatar, no Estádio Al Bayt, mostrou animação na cerimônia de abertura, mas a sua seleção foi mal contra o Equador no jogo de estreia da Copa. Neste domingo (20/11), sua defesa errou muito no posicionamento e o goleiro Al Sheeb estava péssimo. Assim, o país anfitrião foi derrotado por 2 a 0. Quem mandou bem foi Enner Valencia. O veterano de 33 anos fez os gols do jogo. E ainda marcou um que foi anulado. Entretanto, saiu no segundo tempo sentindo uma lesão, para preocupação do Equador.

Enner Valencia comemora. Foi dele os gols da vitória do Equador sobre os anfitriões do Qatar no primeiro jogo da Copa do Mundo –  Raul Arboleda / AFP  via Getty Images

Para o Qatar fica a quase certeza de que o selecionado será o saco de pancadas no Grupo A, que ainda conta com Senegal e Holanda (que jogam nesta segunda-feira).  Já o Equador se anima. Fez uma boa estreia e mostra que uma vaga às oitavas é bem possível.

Primeiro tempo

Logo aos dois minutos, num chuveirinho para a área, o goleiro Al Sheeb saiu mal, se misturando à zaga e, após confusão, o zagueiro Félix Torres tentou um voleio e Enner Valencia mandou para a rede. Dessa forma, mesmo com muita tecnologia, o VAR precisou de três minutos para anular o gol dando um impedimento, para alívio da torcida catari.

Enner Valencia  cobra o pênalti com categoria. É o primeiro gol da Copa-2022-  Lars Baron/Getty Images

Mas, aos 15, Enner entrou na área e foi derrubado por Al Sheeb. Pênalti e amarelo para o goleiro. Enner cobrou e marcou. Aos 31, após cruzamento do lateral-direio Preciado, Enner cabeceou e ampliou. Somente no último lance do primeiro tempo o Qatar chegou com perigo, com Almoez errando uma cabeçada, na cara do goleiro Dominguez e sem marcação.

Segundo tempo

O jogo caiu de qualidade, com o Equador mais perigoso, mas finalizando pouco. Já o Qatar, mesmo com a animação da torcida, chegou a lamentar uma chance desperdiçada já na reta final, quando Muntari (após chutão da defesa) pegou de primeira e a bola passou raspando o travessão. Mas, àquela altura, grande parte da torcida já tinha ido embora.

Fim de jogo. Decepção para a legião estrangeira do Qatar (dez naturalizados) com o futebol desentrosado. Nem pareceu que o time tinha jogado 34 partidas de preparação (14 vitórias, 8 empates e 12 derrotas). A seleção catari vai ter de melhorar muito se não quiser fazer feio na segunda rodada, dia 25, contra o Senegal.  O Equador, que está invicto há nove jogos, vai encarar a Holanda no mesmo dia 25. Mas com o sinal amarelo aceso. Afinal, Enner Valencia saiu sentindo o joelho direito. Dessa forma, será dúvida.

QATAR 0X2 EQUADOR

Data e horário: 20/11/2022,
Local: Estádio Al Bayt, Doha (QAT)
QATAR: Al-Sheeb; Miguel ‘Ro-Ro’, Al-Rawi, Khoukhi e Hassan; Ahmed, Hatem, Boudiaf e Al-Haydos (Albayati, aos 26′ do 2ºT); Almoez (Muntari, aos 26′ do 2ºT) e Afif. Técnico: Félix Sánchez
EQUADOR: Dominguez; Preciado, Torres, Hincapié e Estupinán; Méndez Caicedo  (Kevin Rodríguez, aos 44′ do 2ºT) e  Plata; Estrada (Alan Franco, aos 44′ do 2ºT), Enner Valencia (Cifuentes, aos 33′ do 2ºT) e Ibarra (Sarmiento, aos 22′ do 2ºT). Técnico: Gustavo Alfaro
Gols: Enner Valencia, de pênalti, aos 15′ do 1ºT (0-1); Enner Valencia, aos 30′ do 1ºT (0-2)
Árbitro:  Daniele Orsato (ITA)
Auxiliares: Ciro Carbone e Alessandro Giallati
Cartões amarelos: Al Sheeb, Boudiaf, Almoez, Afif (QAT); Caicedo, Méndez (EQU)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários