Jefferson Rodrigues

Que lições o Fluminense deve tirar da derrota para o Vasco

Ok, certamente, ouviremos que o Fluminense está com o foco voltado para a Libertadores. Mas nenhum torcedor, jogador ou dirigente do clube está satisfeito por ter perdido o clássico e a invencibilidade diante do Vasco no sábado(16/9). Ainda mais da forma como aconteceu, levando quatro gols de um time da zona de rebaixamento.

Mas, o Fluminense não fez uma partida de toda ruim. Inclusive, quando André falhou no recuo para Fábio, em lance que originou o terceiro gol do Vasco, quem assistia ao jogo tinha certeza que a virada Tricolor estava a caminho tamanho era o domínio do Fluminense. As chances se amontoavam. Leo Jardim aparecia como um dos nomes da partida. Além disso, o Vasco parecia atônito no jogo, quase como quem torcida para garantir o seu pontinho com o empate. Veio o erro de André, o gol de Gabriel Pec e o Fluminense se perdeu.

O time se desorganizou e não conseguiu mais criar perigo. Claro que o jogo já caminhava para seus quinze minutos finais e o Fluminense aquela altura não tinha Ganso ou Arias para criar e Marcelo já estava no seu limite físico – após uma grande atuação no segundo tempo. Faltou cérebro e talento ao time, que teve atuações abaixo do normal de Keno e Alexsander.

Fluminense cai diante do Vasco no Nilton Santos – Foto:  Mailson Santana/Fluminense

Técnico fez falta na beira do campo

Sem Diniz na lateral do campo, a sensação foi de que os jogadores sentiam falta do estilo de incentivar do treinador. Os gritos, gestos e orientações de Diniz são mais enérgicos do que os de Eduardo Barros e isso, certamente, ajuda a inflamar o time em campo. E o time não teve forças para reagir mais uma vez no fim.

De positivo, Diniz pode levar o poder de reação da sua equipe. Que em 10 minutos marcou dois gols em belas jogadas coletivas. A atuação de Marcelo como meia, mais solto para criar também dá um alento para os momentos em que Ganso for desfalque. A boa entrada de Lima, que apesar de ter características muito diferentes de Arias, cumpriu bem seu papel e ajudou a fechar espaços no meio, equilibrando mais o time.

Defesa do Fluminense falha no jogo aéreo

Por outro lado, a bola aérea preocupou. Sem Felipe Melo, que teve grande atuação no Paraguai contra o Olímpia, a defesa sofreu. Marlon ainda não mostrou a que veio e no primeiro gol do Vasco estava perdido no lance marcando a bola. No segundo gol, Alexsander não acompanha Vegetti e o argentino chega livre para cabecear. E no quarto gol, já com o time todo desmontado, não há como responsabilizar Lima pela bola nas costas que Vegetti novamente cabeceou para o meio para Pec marcar.

O resultado foi ruim para as ambições tricolores. A vitória deixaria o Fluminense mais confortável na tabela e com 10 pontos de distância para o Botafogo até poderia sonhar com o título se levasse o campeonato a sério. A derrota foi a pá de cal para a taça. Mas acima de tudo ligou um alerta importante para a briga pelo G4. Com 5 pontos perdidos para o Vasco e 3 para o Coritiba, o Tricolor não pode mais perder pontos para os times da zona de rebaixamento.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Convocação de Rafael deve abrir espaço para Jandrei no São Paulo

O São Paulo precisará de uma solução certeira para lidar com a convocação de Rafael…

19 de maio de 2024

Artur Jorge aproveita ‘mini-férias’ para aprimorar o Botafogo

Com o adiamento dos jogos do Campeonato Brasileiro, o Botafogo atravessa um período com poucos…

19 de maio de 2024

Álvaro Pacheco desembarca no Rio para assumir o Vasco

Novo treinador do Vasco, o português Álvaro Pacheco desembarcou no Rio de Janeiro no começo…

19 de maio de 2024

Bologna x Juventus: onde assistir, escalações e arbitragem

Em partida que encerra a penúltima (e 37ª rodada) do Campeonato Italiano, a Juventus visita…

19 de maio de 2024

Saída de Cássio do Corinthians faz zagueiro do Grêmio assumir posto. Entenda

A saída de Cássio do Corinthians foi um dos assuntos de maior relevância no futebol…

19 de maio de 2024

Cássio faz postagem misteriosa sobre novo clube: ‘Goleiro do ……..’

O que parecia uma saída do Corinthians repleta de polêmicas passa a ganhar ares de…

19 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!