Havia um pombo voando no Estádio Lusail, em Al Daayen, nesta quinta-feira (24), no Qatar. O centroavante Richarlison tornou as coisas mais fáceis ao marcar duas vezes na vitória do Brasil sobre a Sérvia por 2 a 0, na primeira rodada do Grupo G da Copa do Mundo. Dois gols que, desta forma, tranquilizaram os sul-americanos. O segundo, inclusive, um exemplo de agilidade.

Homem-gol, Richarlison marca duas vezes. É, portanto, o cara da estreia – Lucas Figueiredo/CBF

Agora, o Brasil enfrenta a Suíça, às 13h, na segunda-feira (28), contra a Suíça, na briga direta pela liderança da chave. No momento, a Seleção supera os alpinos no saldo de gols. Já a Sérvia terá de se virar contra Camarões, na mesma data. As duas equipes estão zeradas.

CONFIRA AS ATUAÇÕES DA SELEÇÃO BRASILEIRA

PRIMEIRO TEMPO

Não tem jeito. Em resumo, uma estreia na Copa do Mundo é sempre carregada de nervosismo e ansiedade. Principalmente, com um adversário minimamente qualificado. Assim, o Brasil demorou a soltar-se. Algo que boa parte do público já imaginava. Mas a Seleção tem cinco estrelas no peito. Por isso, tem a obrigação de propor o jogo, nem que seja de forma mais automática. Neste sentido, na metade da primeira etapa, a equipe de Tite passou a chutar mais e, com tabelas, entrar na área da Sérvia com a bola nos pés. Aliás, Raphinha teve a melhor chance, mas chutou fraco. Vini Júnior também deu trabalho aos adversários. Faltou, porém, a melhor finalização.

A Sérvia, por sua vez, mostrou que sabe jogar e procurou, o tempo todo, as bolas altas. No entanto, a bateria antiaérea do Brasil estava bem postada.

SEGUNDO TEMPO

Tite manteve a formação ofensiva na volta do intervalo. Então, o Brasil passou a frequentar mais o campo de ataque e encontrar os espaços na defesa adversária. O gol parecia estar amadurecendo. Alex Sandro acertou uma pancada, de fora da área, na trave. No ataque seguinte, Vini Junior obrigou o goleiro europeu a espalmar nos pés de Richarlison. Bem-posicionado, o Pombo colocou na rede e fez o grito sair da garganta.

No desespero, a Sérvia passou a jogar bolas na área. Aliás, a cada escanteio a torcida europeia vibrava. Parecia um pênalti ou algo assim. Muito pouco para superar uma Seleção Brasileira. Além disso, com espaço, o time de Tite ampliou. Vini Júnior cruzou de três dedos. Richarlison, dominou, ajeitou, virou o corpo e, de voleio, lançou uma flechada contra o gol rival: 2 a 0. Que golaço!

E o Brasil, muito bem coletivamente, não passou mais sufoco daí em diante. As substituições mantiveram o nível da equipe. No fim, no balanço geral, uma boa estreia.

BRASIL 2×0 SÉRVIA
1ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo
Data e horário: 24/11/2022, às 16h (de Brasília).
Local: Estádio Lusail, em Al Daayen (QAT)
Gols: Richarlison, 17’/2ºT (1-0); 27’/2ºT (2-0)
BRASIL: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Paquetá (Fred, 30’/2ºT); Raphinha (Martinelli, 41’/2ºT), Richarlison (Gabriel Jesus, 33’/2ºT), Neymar (Antony, 34’/2ºT) e Vini Júnior (Rodrygo, 30’/2ºT). Técnico: Tite
SÉRVIA: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Gudelj (Ilic, 11’/2ºT), Lukic (Lazovic, 19’/2ºT), Zivkovic (Radonjic, 11’/2ºT), Serj Milinkovic-Savic, Mladenovic (Vlahovic, 19’/2ºT); Mitrovic e Tadic. Técnico: Dragan Stojkovic
Árbitro: Alireza Faghani (IRA)
Auxiliares: Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli (IRA)
VAR: Abdulla Al-Marri (QAT)
Cartão Amarelo: Casemiro (BRA); Pavlovic, Gudelj (SRB)
Cartão Vermelho:

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários