Senegal  avançou para as oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar. Nesta terça-feira (29/11), no Estádio Khalifa, venceu o Equador por 2 a 1, gols de Sarr de pênalti, e de Koulibaly.  Caicedo marcou para o Equador. Com isso, o selecionado senegalês chegou aos seis pontos, contra quatro do Equador, que terminou em terceiro. Assim, acabou eliminado.

Veja aqui os convocados da seleção de Senegal

Koulibaly controla a bola diante da chegada do equatoriano Estrada. O veterano zagueiro e capitão de Senegal fez o gol da classificação às oitavas –  Raul Arboleda/AFP via Getty Images

Com a classificação, Senegal enfrentará o primeiro colocado do Grupo B, que terá a sua definição nesta terça-feira após os jogos Irã x Estados Unidos e Gales x Inglaterra.  Quem terminou  em primeiro no Grupo A foi a Holanda. Afinal,  que venceu o Qatar e chegou aos sete pontos. Os cataris, com zero, ficaram em último.

Veja aqui os convocados da seleção do Equador

Primeiro tempo: Senegal superior

Senegal foi muito mais objetivo no primeiro tempo. Enquanto o Equador teve mais posse (59%), mas tocando para o lado no meio de campo e sem poder de fogo (dois chutes a gol), o time senegalês teve mais velocidade e maior criatividade. Dessa forma, finalizou muito (10 vezes) e quase marcou  com Idrissa Gueye (o do Everton/ING) escorando  cruzamento de Pape Gueye ( do Olympique/FRA). Porém, de tanto tentar, chegou ao gol aos 44, com Sarr cobrando pênalti que ele mesmo sofreu (de Hincapié).

Segundo tempo: equilíbrio e emoção, mas festa africana

O Equador voltou com duas alterações que melhoraram a seleção. Mais perigosa, chegou ao empate em lance de bola parada. Aos 23, após escanteio da direita, Félix Torres cabeceou e Caicedo, livre completou. Mas a celebração da torcida durou pouco. Afinal, dois minutos depois, Senegal marcou também em lance de bola parada. Um chuveirinho para a área foi rechaçado pela defesa. Mas a sobra ficou com o zagueiro e capitão Koulibaly (que defende o Chelsea/ING). Ele mandou bomba cruzada: 2 a 1. Com a vantagem, o treinador Aliou Cissé fez alterações para engarrafar o meio de campo e segurar qualquer ímpeto do Equador. Assim, garantiu a vaga e a festa da sua torcida.

 

EQUADOR 1×2 SENEGAL

3ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo
Data: 29/11/2022
Local: Estádio Internacional do Khalifa, Al-Rayyan (QAT)
EQUADOR: Galíndez; Preciado, Torres e Hincapié e Estupiñan; Franco (Sarmiento, no Intervalo), Gruezo (Cifuentes, no Intervalo) e Caicedo; Plata, Estrada  (Reascos, aos 19′ do 2ºT) e Valencia. Técnico: Gustavo Alfaro.
SENEGAL: Mendy; Sabaly, Koulibaly, Diallo e Jakobs; Ciss (Mendy, aos 29′ do 2ºT) , Papa Gueye, Ndiaye (Dieng, aos 29′ do 2ºT) , Idrissa Gueye e Sarr;  Dia (Cissé, aos 49′ do 2ºT). Técnico: Aliou Cissé.
Gols: Sarr, de pênalti, aos 44′ do 1ºT (0-1); Caicedo, aos 23′ do 2ºT (1-1); Koulibaly, aos 25′ do 2ºT (1-2)
Árbitro: Clément Turpin (França)
Assistentes: Nicolas Danos (França) e Cyril Gringore (França)
VAR: Jerome Brisard (França)
Cartões amarelos:  Idrissa Gueye (SEN)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários