Na próxima sexta-feira, Uruguai e Gana vão reeditar um duelo marcado na história das Copas do Mundo. Em 2010, as seleções se enfrentaram pelas quartas de final, na África do Sul, e os uruguaios se classificaram depois de Luis Suárez cometer um pênalti no fim da prorrogação, evitando um gol, e ajudando a levar a decisão para os pênaltis. Assim, 12 anos depois, o atacante disse não se arrepender ou sentir culpa pela atitude na ocasião.

 

“Em primeiro lugar, não vou pedir desculpa por isso. Porque eu coloquei a mão na bola, mas quem perdeu o pênalti foi o jogador de Gana, não eu. Talvez eu possa pedir desculpas se eu lesionar um jogador, se levar um cartão vermelho. Talvez eu possa pedir desculpas. Mas nesta situação em que eu tomo o cartão vermelho, a penalidade não é minha culpa, por que não fui eu que perdi o pênalti. Você viu que o jogador perdeu o pênalti. Ele faria o mesmo nesta situação. Mas não era minha responsabilidade bater o pênalti”, afirmou Suárez, em entrevista coletiva, nesta quinta.

Suárez salvou o que seria o gol de Gana no final da prorrogação em 2010 – Roberto Schmidt/AFP via Getty Images

“Outro dia jogamos com Portugal e ninguém falou de “revanche” porque os eliminamos em 2018. Não podemos viver com as coisas do passado e pensar em revanches. Eu cometi um erro com Chiellini (referência à mordida na Copa de 2014) e depois joguei contra ele e nos cumprimentamos com aperto de mão e um abraço”, completou o uruguaio.

Em resumo, em 2010, quando o jogo estava empatado em 1 a 1, Gana teve uma chance de gol e Suárez “defendendo” com as mãos a bola em cima da linha. Assim, o juiz marcou o pênalti e expulsou o uruguaio. No entanto, o Asamoah Gyan perdeu a cobrança e a decisão foi para os pênaltis. Então, o Uruguai se classificou, inclusive com gol de cavadinha de Loco Abreu.

Novo duelo decisivo

Nesta sexta, Uruguai e Gana se enfrentam às 12h (de Brasília), pela última rodada do Grupo H. Assim, para avançar, os uruguaio precisam vencer. No entanto, caso a Coreia do Sul ganhe de Portugal, os sul-americanos precisam de um resultado com dois gols a mais do que os coreanos. Por outro lado, para Gana uma simples vitória basta para a classificação. Se empatar, precisa que a Coreia não vença Portugal por mais de um gol.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários