Jefferson Rodrigues

Vaias, mudança no estilo e vitória no reencontro de Diniz e a torcida

A semana de Fernando Diniz e do Fluminense foi conturbada. O anúncio de que o treinador dividiria as atenções entre o clube e a Seleção a partir desse mês de julho não caiu bem em boa parte da torcida tricolor. Protestos nas Laranjeiras na noite de sábado davam um tom de pressão em cima de diretoria e treinador para o jogo do domingo passado contra o Internacional.

Sem Ganso, lesionado, e Árias suspenso, o treinador se viu sem suas duas peças mais habilidosas e criativas para um confronto direto por uma vaga no G4. Pairava a dúvida sobre como o time iria se portar: manteria o estilo de torques curtos e posse de bola ou mudaria a forma de jogar?

Fernando Diniz contra o Inter: futebol mais pragmático – Foto: Mailson Santana/Fluminense

Mudanças

E o Fluminense mudou. O Dinizismo tradicional não sobressaiu. Com um time mais espaçado, um meio-campo muitas vezes vazio, o Fluminense abusou da ligação direta e das viradas de bola no primeiro tempo. Fábio, Felipe Melo, Nino, Marcelo e André – os responsáveis pela saída de bola – cansaram de acionar a velocidade de Lelê e Keno com lançamentos de mais de 40 metros e cruzamentos.

E a opção surtiu efeito. O primeiro gol sai de uma bola levantada da esquerda por Lima, que sobra na direita para Samuel Xavier. O lateral arrisca um chute que encontra Cano no meio do caminho. E o artilheiro não perdoa. O Fluminense já era melhor em campo, não sofria sustos, mas não encantava como em outros momentos do ano.

O segundo gol veio em uma jogada que pareceu ensaiada. Marcelo cobrou escanteio na primeira trave e Martinelli apareceu de surpresa para desviar para o fundo da rede: 2 a 0. Jogo praticamente resolvido, pois o Inter passou os primeiros 45 minutos sem dar um chute sequer.

Diniz atualizado

Na etapa final, o time de Fernando Diniz colocou o pé no freio, viu o Inter crescer e até acertar a trave em linda bicicleta de Alemão. Surpreendentemente, Diniz optou por fazer apenas duas alterações, quando poderia descansar os jogadores e eliminar riscos de cartões e suspensões para o Fla-Flu. Aliás, Keno, um dos melhores em campo, recebeu o terceiro amarelo e não jogará o clássico.

O Fluminense venceu, voltou ao G4. Mas o futebol apresentado foi mais pragmático, menos empolgante e plástico. Parte da torcida gostou e aplaudiu ao fim do jogo. Já outra parte saiu com gosto amargo de ver o futebol vistoso do início do ano ser esquecido. Assim, a versão 2.0 do Fluminense 2023 mostrou suas armas, resta saber se teremos novas atualizações no modo de jogar do professor Diniz até o fim do ano.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Artur Jorge não condiciona vitória do Botafogo a ter um jogador a mais

Técnico do Botafogo, Artur Jorge não condiciona a vitória sobre o Atlético-MG por 3 a…

8 de julho de 2024

Hulk diz o que Atlético precisa para encerrar ‘sequência negativa’

Hulk não fez rodeios ao comentar sobre o momento do Atlético na temporada. Após a…

7 de julho de 2024

Renato confirma permanência no Grêmio mesmo em situação complicada

O Grêmio perdeu por 3 a 0 para o Juventude neste domingo (7), pela 15ª…

7 de julho de 2024

Botafogo vence Atlético com autoridade e está a um ponto da liderança

Com uma atuação imponente, o Botafogo derrotou por 3 a 0 o Atlético na noite…

7 de julho de 2024

Athletico acerta com Martin Varini como novo técnico

O Athletico acertou a contratação do uruguaio Martin Varini para o comando técnico. Ele estava…

7 de julho de 2024

Lyncon se declara ao Vasco após primeiro gol: ‘Desde os 10 anos no clube’

O Vasco assegurou uma vitória surpreendente por 2 a 1 sobre o Internacional, no Beira-Rio,…

7 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!