O Vasco vem surpreendendo positivamente neste início de temporada, pois em meio ao processo de reestruturação vem conseguindo ser competitivo. Afinal, venceu rivais mais consolidados como Botafogo e Flamengo. Também aplicou goleadas em equipes menos expressivas. No entanto, o Cruz-Maltino precisa melhorar sua pontaria caso seu objetivo seja chegar à decisão do Carioca.

Isso porque até aqui na competição, a equipe finalizou 194 vezes, a que mais finalizou no Estadual. O grande problema é que acertou apenas 84 delas, ou seja, tem um aproveitamento de 43,3% nos chutes. A sua média de finalizações é de aproximadamente 17,6 por partida.

Aliás, foi o clube que mais errou, com 110. O Cruz-Maltino precisa de 9,7 chutes para marcar um gol. Aliás, é o semifinalista do Carioca que mais necessita de finalizações para conseguir um tento.

Centroavante Pedro Raul tenta marcar de cabeça no duelo entre Vasco e angu – Daniel Ramalho/Vasco

Média dos outros semifinalistas do Carioca

Volta Redonda – 4,6 chutes para marcar um gol

Fluminense – 8,09 finalização para conseguir um tento

Flamengo – 8,4 chutes para marcar um gol

Derrota do Vasco para o Fluminense expôs a carência

O primeiro grande teste da temporada do Vasco, foi no clássico com o Fluminense. O clube de São Januário foi superior na partida, principalmente na primeira etapa. Dessa forma, finalizou 19 vezes, mas só cinco delas levaram perigo ao gol adversário. Já o Tricolor chutou dez vezes e foi mais eficiente, de três chances claras de gol e acabou vencendo por 2 a 0.

Nos duelos seguintes enfrentou oponentes de nível técnico inferior que não exigiram tanto do Cruz-Maltino. Além disso, no clássico com o Botafogo teve superioridade numérica em quase toda a partida e não sofreu investidas.

No confronto com o Flamengo, Barbieri mudou o estilo de jogo da equipe e não propôs jogo. A qualidade técnica do elenco do Rubro-Negro também contribuiu para isso.

Outro ponto que favoreceu que o Vasco não sofresse tanto com a falta de pontaria são as estratégias de pressionar a saída de bola do adversário. Assim como, no momento em que perde a posse de bola para forçar o erro do adversário e recuperá-la. Prova disso é que o Cruz-Maltino é o líder de desarmes certos no Carioca, com 155.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários