Jefferson Rodrigues

As muitas opções de Diniz para jogo contra o Inter

Ganso está liberado e, com isso, o Fluminense tem todos os jogadores do seu elenco à disposição do técnico Fernando Diniz para o jogo de ida da semifinal da Libertadores contra o Internacional. O duelo será nesta quarta-feira (27/9), no Maracanã.

A última vez que Diniz teve força máxima foi na vitória por 5 a 1 sobre o River Plate ainda na fase de grupos, em uma das grandes exibições do Fluminense no ano. Lembrança que faz o torcedor Tricolor sonhar alto. Mas, de lá pra cá, Diniz ganhou muitas opções e criou variações táticas que fortaleceram o time em campo.

Na vitória sobre o Cruzeiro na quarta-feira passada, Diniz testou Marcelo no meio campo nos 30 minutos finais de jogo. Uma experiência que era muito aguardada desde a contratação do lateral, que já não tem mais o vigor físico de outras temporadas, mas mantém a sua qualidade técnica e habilidade para desequilibrar partidas a favor do Fluminense. Marcelo correspondeu. Fez um grande jogo, comando o time para conquistar três pontos importantíssimos na luta por uma vaga no G4 do Brasileirão.

Mas não foi só Marcelo que fez um grande jogo. Léo Fernandez também entrou bem e finalmente justificou a alcunha de bom batedor de faltas com um golaço. Além deles, Diogo Barbosa se apresenta como uma opção muito segura na lateral esquerda, fazendo com que a opção por Marcelo no meio ganhe força.

O provável time de Diniz

Diniz deve começar o jogo com o time que iniciou aquela partida contra o River Plate: Fabio, Samuel, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Alexsander, Ganso; Keno, Arias e Cano. Com isso, John Kennedy sai e o time deixa a formação de 4-2-4 que vinha utilizando no último mês.

A formação que deve iniciar a partida não atua junta desde aquele 5 a 1 no Maracanã. Confesso que me surpreende essa mudança num jogo tão importante, ainda mais com Alexsander ainda não tendo mostrado o futebol do início do ano. Mas, acredito que Diniz esteja preparando uma arapuca para o Inter. Essa formação inicial presa pelo bom toque de bola, pelo jogo próximo, pelo tiktaka e costuma cansar os adversários que ficam correndo atrás da bola o tempo inteiro.

Se conseguir êxito nisso, Diniz pode mexer no time no segundo tempo e, até mesmo pensar na saída de Ganso – que ainda não está 100% – para colocar Marcelo no meio com Diogo Barbosa na esquerda. Ou voltar com John Kennedy na frente forçando o 4-2-4. E até mesmo trabalhar com Leo Fernandez ou Lima, este último se quiser optar por mais força física no meio. As opções estão fartas, Diniz tem o grupo na mão e a torcida a seu favor. A escolha parece ser a mais conservadora, mas também aquela que mais empolgou a torcida no ano.

Certamente, o Fluminense não terá no jogo de amanhã, a facilidade que teve na vitória por 2 a 0 sobre o Inter no Brasileirão. E também, não entra em campo imaginando que por repetir a escalação contra o River Plate resultará em outra partida histórica como aquela. Mas, por outro lado, essas combinações e lembranças podem permitir quem pode sonhar, sonhar alto: o torcedor.

Por Jefferson Rodrigues, colunista do Jogada10

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Torcedores de organizada do Ituano invadem clube após derrota na Série B

A derrota do Ituano para o Mirassol neste domingo (19), fora de casa, pela sexta…

19 de maio de 2024

Convocação de Rafael deve abrir espaço para Jandrei no São Paulo

O São Paulo precisará de uma solução certeira para lidar com a convocação de Rafael…

19 de maio de 2024

Artur Jorge aproveita ‘mini-férias’ para aprimorar o Botafogo

Com o adiamento dos jogos do Campeonato Brasileiro, o Botafogo atravessa um período com poucos…

19 de maio de 2024

Álvaro Pacheco desembarca no Rio para assumir o Vasco

Novo treinador do Vasco, o português Álvaro Pacheco desembarcou no Rio de Janeiro no começo…

19 de maio de 2024

Bologna x Juventus: onde assistir, escalações e arbitragem

Em partida que encerra a penúltima (e 37ª rodada) do Campeonato Italiano, a Juventus visita…

19 de maio de 2024

Saída de Cássio do Corinthians faz zagueiro do Grêmio assumir posto. Entenda

A saída de Cássio do Corinthians foi um dos assuntos de maior relevância no futebol…

19 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!