Bélgica e Canadá medem forças na próxima quarta-feira (23). O confronto vai valer pela primeira rodada do grupo F da Copa do Mundo e vai ocorrer no estádio Ahmed bin Ali. A bola rola às 16h (Brasília).

Onde assistir

O duelo entre Marrocos e Croácia terá transmissão da TV Globo (aberta), SporTV (fechada), Fifa+ e Ge.

Jogadores da Bélgica aquecem em treino no Qatar – Jack Guez/AFP via Getty Images

Como vem a Bélgica

A Bélgica chegou as semifinais do Mundial de 2018 na Rússia. Contudo, acabou sendo derrotada pela França. Na disputa de terceiro lugar superou a Inglaterra.

No ciclo pré-Copa do Mundo ficou de fora do quadrangular final na primeira edição da Liga das Nações. Na edição seguinte do torneio chegou até as semifinais quando novamente encontrou a França. Aliás, os Diabos ficaram com a vaga para a decisão nas mãos ao abrir 2 a 0 sobre o adversário. Entretanto, sofreram a virada.

Nas eliminatórias europeias conseguiu a classificação para a Copa do Mundo sem dificuldade. No entanto, o processo mostrou o envelhecimento da Geração de Ouro da Bélgica. Inclusive, essa pode ser a última oportunidade deles conquistarem um título de expressão e acabar com toda essa cobrança.

Esse elenco tem como característica a qualidade na posse de bola. Além da capacidade de ser letal no contra-ataque, partindo de uma formação com três zagueiros.

O problema é a carência na defesa com envelhecimento dos principais zagueiros. Além disso, não houve uma renovação para que Vertoghen e Alderweireld fossem substituídos à altura.

Vale destacar que o centroavante Lukaku está fora da estreia e do duelo seguinte devido a uma lesão muscular na coxa esquerda. Por sinal, ele não vai estar 100% para o último jogo da fase de grupos.

Atacante Jonathan David brinca com a bola durante treinamento do Canadá no Qatar – Patrick T. Fallon/AFP via Getty Images

Como vem o Canadá

O Canadá volta a disputar a Copa do Mundo após 36 anos, já que o último Mundial que estiveram foi o de 1986. Nesse sentido, eles ficaram de fora de oito edições seguidas da principal competições de seleções.

Assim, o grande ponto de mudança dos Vermelhos se dá com a superação da hegemonia de México e Estados Unidos, terminando as eliminatórias da Concacaf na primeira colocação. Por isso, atualmente, é a seleção que chega mais preparada das que disputou a competição.

Tal fato demonstrou a evolução que a seleção canadense conseguiu, já que não alcançava a fase final das Eliminatórias na Concacaf desde 1998. O trabalho com a captação de imigrantes influenciou positivamente nesse cenário. Alphonso Davies e Jonathan David são frutos desse aproveitamento.

É uma equipe com o coletivo estruturado, com um sistema de jogo bem definido e jogadores responsáveis taticamente. O ataque do Canadá é um ponto forte, os jogadores do setor ofensivo buscam a velocidade e as jogadas individuais.

BÉLGICA x CANADA

Primeira rodada do grupo F da Copa do Mundo
Data e horário: 23/11/2022, às 16h.
Local: Ahmed bin Ali, Al Rayyan (QA)
BÉLGICA: Courtois; Alderweireld, Vertonghen, Debast; Meunier, Tielemans, Witsel, Castagne; De Bruyne, Batshuayi, Eden Hazard. Técnico: Roberto Martínez
CANADÁ: Borjan; Laryea, Johnston, Steven Vitória, K Miller, Adekugbe; Buchanan, Hutchinson, Eustáquio; David, Larin. Técnico: John Herdman
Árbitro: Janny Sikazwe (ZAM)
Auxiliares: Jerson Emiliano Dos Santos (ANG) e Arsénio Marengula (MOZ)
VAR: Juan Soto (VEN)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários