O Canadá finalmente marcou seu primeiro gol em Copas do Mundo após 36 anos. Aliás, os Canucks (os Canadenses) saíram na frente do placar, na derrota por 4 a 1 para a Croácia. O autor do gol foi Alphonso Davies. Por outro lado, foi também o tento mais rápido até aqui da edição do Mundial.

Nesse sentido, Davies que é o principal jogador da Seleção Canadense, abriu o placar aos dois minutos de partida. O craque do Bayern de Munique apareceu como elemento surpresa e marcou de cabeça após cruzamento de Buchanan pela direita. Vale destacar que no clube alemão ele atua como lateral-esquerdo, mas na seleção joga como atacante.

Entretanto, os Vermelhos tiveram mais um resultado negativo e não possuem mais chances de classificação para as oitavas de final. Isso porque estão na última colocação do grupo F e não somam nenhum ponto. Enquanto isso, Croácia e Marrocos possuem quatro pontos, já a Bélgica acumula três.

Alphonso Davies carrega a bola em confronto entre Canadá e Croácia pela Copa do Mundo – Ozan Kose/AFP via Getty Images

Essa foi a segunda participação do Canadá em Copas do Mundo. A primeira vez havia sido no Mundial de 1986. Contudo os Canucks ficaram longe de oito edições seguidas da principal competição de seleções.

Eles acumulam cinco partidas e cinco derrotas no torneio. São três resultados negativos na primeira vez que disputaram a competição e duas derrotas na Copa do Mundo no Qatar. Além de dez gols sofridos somando esses cinco duelos.

Entretanto, o Canadá surpreendeu na sua estreia pela a atual edição da Copa do Mundo. Afinal, os Vermelhos foram superiores na maior parte do jogo, tanto em finalizações como em volume de jogo, mas pecaram na pontaria. Inclusive, Davies desperdiçou um pênalti.

Nesse último confronto com a Croácia saiu na frente do placar. Ainda assim, teve a oportunidade de ampliar a vantagem. Contudo, sem sucesso.

Canadá surpreendeu nas eliminatórias

Os Vermelhos surpreenderam e superaram a hegemonia de México e Estados Unidos. Com isso, terminaram as eliminatórias da Concacaf na primeira colocação. Além disso, na fase de grupos venceu todos os seus adversários. No caso, Suriname, Bermudas, Aruba e Ilhas Caimã.

Inclusive aplicando goleadas sobre todos eles. Na fase seguinte, a seleção canadense passou sem dificuldades pelo Haiti. Desse modo, se classificou para a terceira e última etapa das eliminatórias.

Tal fato demonstrou a evolução que a seleção canadense conseguiu, já que não alcançava a fase final das Eliminatórias na Concacaf desde 1998. O trabalho com a captação de imigrantes influenciou positivamente nesse cenário. Alphonso Davies, que nasceu em Gana, e Jonathan David, nascido nos EUA,  são frutos desse aproveitamento.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários