Revoltado com o erro gritante dos árbitros que anularam um gol legítimo mesmo após a consulta do VAR, o Cerro Porteño enviou na noite desta quarta-feira uma cartar à Conmebol pedindo a anulação da partida contra o Fluminense, pelas oitavas de final da Libertadores. O gol foi anotado quando o placar estava 0 a 0, no fim do primeiro tempo. Os tricolores venceram a partida por 2 a 0. Além da anulação da partida, o clube pede ainda a exclusão de todos os membros do quadro de arbitragem envolvidos, que foram afastados por tempo indeterminado. Apesar de reconhecer o erro gravíssimo, a entidade não deve anular o jogo.

A entidade revelou as imagens e o áudio da sala do VAR durante a revisão do gol de Boselli. Os árbitros fecham a imagem na grande área, deixando fora da tela o lateral Samuel Xavier, que dava totais condições de jogo. Antes de anularem o gol, os árbitros ainda checam um possível toque de mão na área, o que não ocorreu.

Veja o vídeo:

Os dois times voltam a se encontrar na próxima terça-feira (20), no Maracanã, às 19h15, para definir quem avança para as quartas de final. O Fluminense tem a vantagem de perder por até um gol de diferença que estará classificado.

Leia a carta do Cerro Porteño na íntegra:

O Club Cerro Porteño apresentou uma nota a Confederação Sul-Americana de Futebol, referente aos acontecimentos no encontro disputado na terça-feira de 13 de julho, contra a equipe do Fluminense, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Conmebol Libertadores 2021, no Estádio General Pablo Rojas, La Nueva Olla.

No encontro mencionado, sucedeu-se uma série de acontecimentos vergonhosos que não podem e nem devem ser omitidos pela Conmebol, em virtude do fair play desportivo, e dos valores promovidos e imbuídos pela própria Conmebol e pela Fifa.

Neste sentido, solicitou-se primeiramente que a Conmebol, por intermédio de seus órgãos competentes, aplique punições exemplares aos responsáveis pelos prejudiciais erros cometidos.

Assim mesmo, solicitou-se a expulsão imediata dos seguintes árbitros da lista oficial:

Árbitro: Tello Figueroa, Facundo Raúl (Argentina);
1º assistente: Navarro, Cristian Gonzalo (Argentina);
2º assistente: Fernández, Julio Javier Esteban (Argentina);
4º árbitro: Loustau, Patricio Hernán (Argentina);
VAR: Deischler Keller, César (Chile);
AVAR1: Gamboa Latourner, Eduardo (Chile).

Por outro lado, em virtude dos erros manifestos propiciados pela arbitragem, os quais tornam o resultado do encontro viciado de todo ponto de vista, e de acordo com o princípio de competição e o fair play esportivo, solicitou-se que a Comissão Disciplinar da Conmebol providencie a anulação do encontro esportivo entre o Club Cerro Porteño e Fluminense, ordenando a remarcação do mesmo em data que for conveniente.

Finalmente, o Club Cerro Porteño considera que feitos como os de ontem devem ser exilados do futebol de maneira permanente, e sua comissão deve ser castigada de forma contundente para que nunca mais se repita”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Comentários