Há alguns anos, viralizavam pelas redes sociais vídeos de uma criança com longos cabelos, vestindo a camisa do Barcelona, driblando rivais como se fosse Lionel Messi. Seu nome era Xavi Simons, holandês de nascimento, e considerado uma promessa para o futuro mais distante. Pois este futuro já chegou: o menino é hoje um dos convocados de Louis Van Gaal para a Holanda e está na Copa do Mundo.

Com nome de craque, Xavi Simons é considerado há anos como um jogador a ser observado com atenção. Ele ficou quase dez anos na base do Barcelona, mas não conseguiu assinar um contrato profissional, embora tenha encantado muitos com seus dribles e belos passes. Além disso, a clara comparação com seu xará, o espanhol Xavi, grande ídolo do Barça, não passava batida.

Xavi Simons tem 19 anos e foi chamado após grande momento no PSV – Alberto Pizzoli/AFP

Mas o adolescente só ganhou espaço quando foi para o Paris Saint-Germain. Na França, estreou como profissional foi em 2021, mas a forte concorrência o fez mudar de casa. Assim, em junho, o meio-campista voltou à Holanda para jogar no PSV. E a escolha não podia ter sido melhor: foram dez gols em 22 jogos desde então, um nível que o fez ganhar a convocação para o Mundial.

“Palavras não são capazes de descrever como me sinto agora. Este é um sonho que se tornou realidade. Agradeço à minha família e às pessoas mais próximas a mim, especialmente minha mãe e meus irmãos por sempre estarem ao meu lado”, escreveu Simons, no Twitter, logo após a convocação.

Craques do passado apoiam Simons

Simons ainda não entrou em campo neste Mundial, mas pode ter sua chance, por alguns minutos, nesta sexta-feira (25). Diante do Equador, o setor de criação pode ganhar sangue novo pelas mãos de Van Gaal. Aliás, o treinador gosta de surpreender, o que em tese aumentaria as chances do garoto de apenas 19 anos.

A convocação de Simons para a Copa, aliás, foi bastante elogiada por vários antigos craques holandeses, como Ruud Gullit, Ruud Van Nistelrooy e Wim Kieft. Apesar de nunca ter jogado na seleção principal até pouco antes do Mundial, o estilo criativo do meia pode ser algo a se adicionar à Laranja Mecânica. Atualmente, seu companheiro de PSV, Cody Gakpo, é o armador titular.

“Acho que Simons provou que está pronto. É muito importante estar em uma Copa do Mundo. Estar em uma pré-convocação e, depois, ir à Copa, é um momento lindo e que espero que ele aproveite. Isso enriquece a vida de qualquer jogador”, disse Van Nistelrooy, que jogou o Mundial de 2006 pela Holanda.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários