Croácia e Bélgica empataram por 0 a 0, no Estádio Al Ahmad Bin Ali, nesta quinta-feira (1/12). O duelo valeu pela terceira rodada da Copa do Mundo. Assim, os Kockasti (xadrez, em croata) garantiram a classificação para as oitavas de final, mas caíram para a segunda colocação do Grupo F. A partida foi marcada por muitas oportunidades dos dois lados, mas faltou a boa pontaria.

Por outro lado, que decepção! Os Diabos Vermelhos se despendem da competição ainda na fase de grupos. Deste modo, a Bélgica não conseguiu repetir a campanha do Mundial de 2018, quando foram a terceira colocada.

Lukaku se lamenta após boa oportunidade desperdiçada pela Bélgica – Francois Nel/Getty Images

Panorama

Marrocos e Croácia são as seleções classificadas do Grupo F. Os Kockasti chegaram aos cinco pontos e caíram para a segunda colocação, com o empate. Isso porque os Leões de Atlas conquistaram a vitória sobre o Canadá e chegaram aos sete pontos. Desta forma, ultrapassam a atual vice-campeã mundial.

Ambas as equipes esperam a definição das vagas no Grupo C para conhecer seus adversários na próxima fase. Espanha e Japão duelam no estádio Internacional Khalifa, nesta quinta-feira (1), e a bola rola às 16h (de Brasília). Alemanha e Costa Rica medem forças no mesmo dia e horário, mas no Al Bayt. Todas as quatro seleções têm chance de classificação.

Primeiro Tempo

Início de jogo ofensivo das duas equipes. A Croácia tentou impor seu toque de bola com o meio-campo de extrema qualidade técnica. Aliás, levou perigo ao gol da Bélgica logo no primeiro lance da partida com finalização de Perisic. Os Diabos Vermelhos reagiram no jogo. Tanto que chegaram duas vezes com perigo a área adversária, com a sua estratégia de buscar o contra-ataque.

Os Kockasti tiveram pênalti marcado após cobrança de falta na área e corte errado de Vertonghen. No entanto, o árbitro anulou após análise de VAR. Afinal, o zagueiro Lovren estava em posição irregular no início da jogada.

A Croácia fez muito bem a recomposição da equipe aproximando as linhas de defesa e meio-campo. Dessa forma, conseguiu controlar as ações ofensivas dos Diabos Vermelhos que tiveram transição ofensiva lenta.

Ainda assim, a Bélgica apresentou dificuldade de penetração e sentiu falta de um centroavante. Mesmo assim, foi a sua melhor apresentação na Copa do Mundo. As duas seleções conseguiram finalizar, mas não acertaram o alvo.

Segundo Tempo

A segunda etapa começou frenética como foi o primeiro tempo. A Bélgica chegou ao gol da Croácia com cabeçada de Lukaku. No lance seguinte, os Kockasti responderam com finalização de Kovacic, defendida por Courtois.

A atual vice-campeã mundial continuou dominando as ações da partida e chutou duas vezes, obrigando a defesas difíceis do goleiro adversário. Apesar disso, a entrada do centroavante Lukaku trouxe a objetividade aos Diabos Vermelhos. Afinal, eles finalizaram seis vezes em 17 minutos. Enquanto em toda a primeira etapa foram cinco chutes.

O camisa 9 acertou a trave depois de ótimo passe do De Bruyne para Carrasco, que tentou abrir o placar. Ele foi travado e no rebote Lukaku acertou a trave.

No final de jogo, os belgas ensaiaram uma blitz. Doku fez ótima jogada individual, abriu na direita com Thorgan Hazard. Ele cruzou na segunda trave, Livakovic e Lovren falharam, Lukaku tocou de peito, mas sem força. O arqueiro da Croácia fez a defesa. Já nos acréscimos, Gvardiol impediu chute do camisa 9 da Bélgica.

CROÁCIA 0x0 BÉLGICA

3ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo
Data: 01/12/2022
Local: Estádio Al Ahmad Bin Ali, Al Rayyan (QA)
CROÁCIA: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol, Sosa; Brozovic, Modric Kovacic (Majer, 47’ do 2ºT); Kramaric (Pasalic, 19’ do 2ºT), Livaja (Petkovic, 19’ do 2ºT), Perisic. Técnico: Zlatko Dalic
BÉLGICA: Courtois; Castagne, Alderweireld, Vertonghen; Meunier (Eden Hazard, 42’ do 2ºT), Dendoncker (Tielemans, 27’ do 2ºT), Witsel, Trossard (Thorgan Hazard, 14’ do 2ºT), De Bruyne, Carrasco (Doku, 27’ do 2ºT); Mertens (Lukaku, Intervalo). Técnico: Roberto Martínez
Gol:
Árbitro: Anthony Taylor (ENG)
Auxiliares: Gary Beswick (ENG) e Adam Nunn (ENG)
VAR: Marco Fritz (GER)
Cartões amarelos: Dendoncker (BEL);

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários