Em 12 de junho de 2021, Dinamarca e Finlândia jogavam em Copenhague, pela estreia de ambas seleções na Eurocopa. Aos 42 minutos de jogo, Christian Eriksen caiu. Estava imóvel e com sinais de ter sofrido um mal súbito. De fato, ele sofreu uma parada cardíaca. Socorrido a tempo, sobreviveu e acordou ainda em campo. Quase um ano e meio depois, incrivelmente, o meia não só segue jogando, como está pronto para jogar sua terceira Copa do Mundo.

A segunda chance que Eriksen recebeu na vida já seria uma grande história e o craque decidisse se aposentar logo após o incidente. Mas o dinamarquês não desistiu: com um cardioversor (uma espécie de desfibrilador automático) implantado no peito, ele voltou aos campos sete meses depois, pelo Brentford, da Inglaterra. Foi tão bem que acabou contratado pelo Manchester United.

Eriksen viu a morte de perto em 2021, mas deu a volta por cima – Tomi Hänninen/Newspix24

“Acho que isso tudo me fez, digamos, valorizar mais o fato de estar vivo e também estar com a minha família. Todo o resto ficou em segundo plano. Ter a possibilidade de voltar e ser quem eu era antes era realmente o que eu queria. Mas meu principal objetivo sempre foi ser melhor esposo e melhor pai”, disse Eriksen, assim que chegou ao Qatar para a Copa.

Eriksen vai para sua terceira Copa

Aos 30 anos, Eriksen vive a terceira oportunidade de jogar uma Copa do Mundo. A primeira foi em 2010, quando ainda era uma promessa no Ajax, da Holanda. Jogou duas partidas e foi o mais jovem de todos os atletas que entraram em campo na África do Sul. Oito anos depois, o meia foi à Rússia e levou seu país até as oitavas de final, mas a Dinamarca caiu diante da Croácia.

Hoje, Eriksen é uma das referências de uma seleção que vive um grande momento. Entre outros bons resultados, está uma vitória fora de casa sobre a França, atual campeã do mundo, em junho. Os franceses, aliás, vão ser um dos rivais da Dinamarca já nesta primeira fase da Copa, mas só depois da estreia, nesta terça-feira (21), contra a Tunísia.

“Desde a primeira entrevista que dei, quando voltei, disse que queria voltar a jogar. Esse foi meu objetivo desde o primeiro dia. Então, realmente, meu foco mudou muito no caminho para a Copa do Mundo. Mas ainda é muito especial estar aqui. Fico feliz em fazer parte da seleção outra vez”, conclui Eriksen.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários