A Fifa comunicou nesta terça-feira (29) que deu início a um processo disciplinar contra a Croácia, através de sua federação de futebol, a HNS. Afinal, torcedores croatas foram responsáveis por insultos xenofóbicos ao goleiro do Canadá, Milan Borjan. Ele possui origem sérvia, mas nasceu na Croácia.

De acordo com a entidade, ela tomou tal decisão pelo comportamento discriminatório e xenofóbico de alguns torcedores croatas. Especificamente durante a goleada dos Kockasti (xadrez em croata) por 4 a 1 sobre os Canucks (os canadenses), no último domingo (27).  Havia faixas com o mesmo conteúdo.

O arqueiro é um sérvio que nasceu na Croácia e fugitivo da guerra que ocorreu no país entre 1991 e 1995. Uma das provocações fazia referência a uma operação militar comandada pelas forças croatas. Aliás, foi essa ação que encerrou a guerra no país e influenciou a fuga de mais 200 mil sérvios.

Goleiro do Canadá, Milan Borjan durante confronto com a Croácia pela Copa do Mundo – Alex Grimm/Getty Images

História da guerra entre Croácia e Sérvia

Inclusive, a família de Borjan era uma delas, que depois migrou para o Canadá. “Knin 95 – ninguém corre como Borjan”, era uma das frases. Por sinal, ela foi escrita em uma bandeira de John Deere, um fabricante de tratores nos Estados Unidos.

A cidade de Knin era o quartel-general dos rebeldes sérvios na Croácia. Além disso, vários deles fugiram do país em tratores. O goleiro Milan Borjan nunca escondeu suas raízes na Sérvia. Aliás, defende um dos principais clubes do país, o Estrela Vermelha, há seis anos.

Outra situação que teria irritado os croatas é o fato de o arqueiro ter declarado para alguns veículos de comunicação que não nasceu na Croácia. Na verdade, ele teria nascido na República Srpska.

Esse é o nome da entidade estabelecida pelos rebeldes sérvios para o território que eles administravam. Contudo, atualmente pertence à Croácia. A proclamação da independência do país ocorreu em 1991.

Desse modo, causou uma guerra com os sérvios que faziam oposição a esse Estado. Eles recebiam apoio da Sérvia e se revoltaram contra Zagreb, hoje capital da Croácia.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários