-

Marcar cinco gols em Copas do Mundo é coisa para poucos. Zico, Garrincha, Zidane, Romário… E Enner Valencia. O atacante equatoriano entrou para a história de seu país com os dois gols que marcou na estreia da Copa do Mundo, neste domingo (20), contra o Qatar. Ele passou a ser o maior artilheiro do país em uma Copa, ultrapassando Agustín Delgado.

Foi uma consagração para o atacante de 33 anos, que joga seu segundo Mundial. Valencia representou o Equador em 2014, quando anotou os outros três gols de sua conta. Mas sua trajetória com ‘La Tri’, como é conhecida a seleção equatoriana, é mais antiga. Ele estreou por seu país em 2012 e, desde então, tem 37 gols em 75 partidas. Embora já esteja na História, Enner divide os méritos do feito com os companheiros:

Enner Valencia se tornou maior artilheiro do Equador em Copas – Odd Andersen/AFP

“Ao que parece, a Copa do Mundo me faz bem. Mas o que me deixa mais feliz mesmo é que nosso time pode se sentir forte, alegre. Ver o sorriso dos meus companheiros me emociona demais. Sabemos que muitos deles passaram por momentos difíceis, mas sempre olhamos para frente. A positividade de todos é a cara deste grupo. Por isso, estamos destinados a alcançar coisas importantes”.

Auto-confiança: o segredo do Equador

Enner Valencia não foi o único jogador do Equador a ter obtido destaque na estreia. Assim como ele, Preciado, Hincapié, Méndez e Ibarra também fizeram bonito. O atacante e capitão equatoriano atribuiu a boa atuação de seu time à auto-confiança e ao senso de personalidade para dominar sem sustos o Qatar:

“Confiamos em nós mesmos e no ótimo trabalho da comissão técnica. E também tivemos personalidade para esse tipo de jogo. Todos viram que viemos para vencer do início ao fim e foi assim que aconteceu. Ganhamos um jogo importante e agora vamos nos preparar para o que está por vir”.

O Equador já voltou aos treinos em Doha e se prepara para o próximo jogo, contra a Holanda, na próxima sexta-feira (25). O jogo acontece no Estádio Internacional do Khalifa, às 13h (de Brasília).

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários