Após a derrota para o Marrocos, no domingo (27), o clima na seleção belga parece ter ficado insustentável, em plena Copa do Mundo. De acordo com o jornal francês L’Equipe, o zagueiro Vertonghen e o meio-campista De Bruyne discutiram no vestiário do Estádio Al-Thumama. E, ainda segundo o diário, só não chegaram às vias de fato porque o atacante Lukaku os separou a tempo.

A confusão entre os jogadores, informada pelo jornal, deflagra uma crise dentro da equipe da Bélgica. O ‘L’Equipe’ afirma ainda que a relação entre alguns atletas já não era boa antes da Copa. Courtois e Hazard não se falam por motivos particulares, enquanto Lukaku e Batshuayi também não conversam entre si, bem como Hazard e Trossard.

Capitão da Bélgica, De Bruyne quase foi às vias de fato com Vertonghen – Clive Mason/Getty Images

O clima pesado obrigou a comissão técnica a fazer uma reunião de emergência nesta segunda-feira, antes do treino. Pela manhã, o estafe belga e os jogadores se encontraram para uma longa conversa, afim de aparar as arestas. Já logo depois do jogo, Vertonghen criticou a declaração de De Bruyne sobre o time “estar velho demais”, o que deve ter aumentado o nível de irritação, face à derrota em campo.

Técnico admite tensões no grupo da Bélgica

De fato, o técnico Roberto Martínez admitiu que o time belga vem passando por conflitos internos nesta Copa do Mundo. Embora reconheça as diferenças, o espanhol procurou colocar panos quentes sobre a polêmica e explicou que tudo é fruto da vontade de vencer e falou até em clima familiar no plantel:

“Sim, há tensões no grupo, é natural. Os jogadores estão evoluindo juntos há muito tempo. É como em uma família. Se não tem tensão ou confusão em uma família, é porque ninguém tem emoções. Mas esta é a primeira vez que nos encontramos neste tipo de situação: nunca perdemos por dois gols na Copa do Mundo”.

De qualquer forma, a Bélgica vem sendo bombardeada pela imprensa de seu país, após sobretudo a derrota para os marroquinos. O jornal ‘Le Soir’ falou em “tristeza e vergonha” após o mau resultado, enquanto o ‘La Dernière Heure’ estampou em sua capa: “Que bofetada”.

Neste clima pesado, a Bélgica precisa se recuperar a tempo para enfrentar a Croácia, na quinta-feira (1). O jogo contra os atuais vice-campeões mundiais obriga os belgas a vencerem para chegar às oitavas de final do Mundial do Qatar.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários