Dois goleiros, dois pegadores de pênaltis, dois heróis nacionais. É assim que se pode definir Dominik Livakovic, da Croácia, e Emiliano Martínez, da Argentina, os goleiros das duas seleções semifinalistas da Copa do Mundo. Na próxima terça-feira (13), eles irão ficar frente a frente por uma vaga na decisão e carregam as esperanças de seus países.

Ambos chegam a esta semifinal sendo fundamentais em um quesito especial: defender pênaltis. Nesta Copa, Livakovic já pegou quatro: três na disputa diante do Japão e um contra o Brasil, nas quartas de final. Já Dibu Martínez defendeu dois, contra a Holanda, na única oportunidade que teve de disputar penalidades. Números, portanto, impressionantes.

Livakovic e Martínez: os heróis das seleções de Croácia e Argentina no Mundial – Arte/Jogada10

No caso de Livakovic, esta Copa do Mundo é a primeira grande competição que disputa. Aos 27 anos, ele ainda joga na própria Croácia, pelo Dínamo de Zagreb. Aliás, o croata já é um dos goleiros com mais defesas de pênaltis em Mundiais. empatado com o compatriota Subasic, que defendeu a Croácia em 2018, e o argentino Goycochea, em 1990.

Goyco, a propósito, é a inspiração de Dibu Martínez. O histórico goleiro argentino também era um notório pegador de penalidades e, desde então, parece que o atual camisa 23 é seu sucessor. Em 2021, na Copa América, ele já tinha se destacado ao defender dois pênaltis contra a Colômbia, nas semifinais. Posteriormente, a Argentina foi campeã.

Estilos, no entanto, diferentes

Apesar de serem dois goleiros muito talentosos embaixo das traves, Livakovic e Martínez adotam estilos diferentes. Enquanto o croata é mais discreto e um pouco mais baixo (1,87m), o argentino tem mais envergadura e é mais alto (1,95m). Ademais, usa das provocações para distrair os batedores: foi assim na vitória em cima da Holanda.

“Estamos na semifinal porque temos paixão e coração. Estamos com muita esperança, como estão nossos torcedores. O sentimento que vem à cabeça é a emoção. Isso é para 45 milhões de pessoas. Dar alegria a essa gente é o mais importante deste momento”, afirma Dibu, com palavras emocionantes como as do goleiro croata:

“Somos lutadores, jogamos com todo o nosso coração. Vamos jogo a jogo e veremos aonde isso nos leva”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários